Secretaria de Educação lança I Festival Acreano de Atletismo

Mais de 100 alunos participaram das atividades e novos talentos foram descobertos

005festival.jpg
 

006festival.jpg

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte, em parceria com a Federação Acreana de Atletismo, proporcionou um sábado diferente aos alunos da Escola Santiago Dantas (Fotos: Assessoria SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Federação Acreana de Atletismo, proporcionou um sábado diferente aos alunos da Escola Santiago Dantas, localizada no quilômetro 15 da Rodovia AC-90, da Transacreana. Na ocasião, aconteceu o I Festival de Atletismo do Estado, nas modalidades Salto, Peso, Dardo e Corrida de 75, 100, 200, 800 e 3 mil metros.

A implantação do Atletismo nas Escolas é uma das medidas que buscam novos talentos nas instituições de ensino do Estado, propiciando condições para o trabalho do potencial recém-descoberto.  A prática visa também o incentivo da prática esportiva, motivada em conjunto com o trabalho educacional.

Para o diretor da Escola Santiago Dantas, Carlos Augusto Barbosa, a junção educação e esporte é bem-vinda por proporcionar boas práticas à criança e melhoria no rendimento físico e emocional. "Por meio das experiências vividas durante as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, autoestima e autoconfiança. Os esforços e as experiências vividos no atletismo podem ser transferidos e aplicados em outras áreas de trabalho e da vida pessoal", esclarece.

A descoberta de novos talentos é uma tradição da Escola Santiago Dantas, de onde saíram atletas como Fabiano Silva, campeão brasileiro de atletismo e vice-campeão nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai. "A vida de muitos jovens é mudada quando seu potencial é descoberto em festivais como esse, promovidos pela SEE e Federação Acreana de Atletismo. Essa ideia deve ser expandida para todas as escolas do Estado", revela.

Janaira de Nazaré, que competiu e foi campeã por cinco anos consecutivos nos revezamentos de 100 e 200 metros nos Jogos Escolares, afirma que competições como essas servem para incentivar alunos que têm vontade, mas lhes falta incentivo para seguir na carreira. Muitos padecem por falta de investimentos. "O esporte ajuda a melhorar o rendimento escolar e trabalha a autoestima do aluno", observa.

Para Afonso Alves, presidente da Federação, que subchefiou este ano a delegação brasileira nos campeonatos Pan-Americanos de Juvenis na cidade de Miramar, no Estado da Flórida (Estados Unidos), a parceria trará benefícios para todos os envolvidos. "O talento descoberto aqui também tem que ser desenvolvido, tanto aqui como em oportunidades além do Acre", destaca.

Alves ressaltou também a importância do esporte na vida dos estudantes e de como esse incentivo pode ser positivo tanto na vida pessoal como na acadêmica, além de ressaltar que os vencedores da etapa estadual dos Jogos Escolares 2011, que aconteceram de 2 a 7 do mês passado, preparam-se para a etapa nacional, que acontece de 2 a 11 de dezembro, em Curitiba (PR).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter