A Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) vai realizar nos dias 29 e 30 de novembro, em Cruzeiro do Sul, a Mostra Viver Ciência.
O evento será no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac), nos períodos da manhã e da tarde, e tem como público alvo estudantes dos ensinos médio e fundamental da rede pública estadual e municipal, rede privada, alunos do Sistema S, universitários e a população de um modo geral.
Serão muitas as atrações a serem mostradas nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação: oficinas, palestras, exposição de trabalhos científicos, planetário e observação astronômica, minicursos, filmes e documentários com foco na ciência, robótica educacional, painéis com exposição de paisagens cósmicas, além de atividades lúdicas e de interação com o público jovem e infantil.
Segundo a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, que esteve em Cruzeiro do Sul para discutir a logística do evento com os vários parceiros, o intuito é promover cada vez mais a iniciação científica no âmbito escolar. “Isso para que nossos alunos possam participar de atividades criativas, lúdicas e de experimentação”, disse.
A expectativa é de que cerca de seis mil alunos circulem pela feira nos dois dias. As escolas que quiserem fazer apresentações de seus trabalhos devem entrar no site e fazer sua inscrição até o dia 14 de novembro.
Parceria
A diretora do campus do Ifac em Cruzeiro do Sul, Liliane Maria de Oliveira Martins, considera muito oportuna a realização da mostra nas dependências da instituição: “Muitos dos estudantes serão nossos futuros alunos e, além de participar do evento, eles poderão conhecer nossa estrutura, nossos laboratórios, os cursos que ofertamos. Eles vão poder participar de oficinas de química, de física, atividades que eles não têm no dia a dia regular”.
Ela informou ainda que os alunos dos cursos de Matemática e licenciatura em Física vão realizar dentro da programação da Mostra a Semana de Física e Matemática, expondo atividades e programas que eles desenvolvem para os alunos do ensino médio.
Para Itamar de Sá, gerente regional de Saúde do governo do Estado, o evento é importante porque possibilita à comunidade estudantil e à população o contato com experiência e novas tecnologias, difundindo assim o que vem se fazendo no Acre.
“Também servirá de estímulo para nossos estudantes que estão numa fase de suas vidas de definição sobre o caminho que irão seguir, que profissões irão abraçar, que destinos irão trilhar”, disse.