A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade e parceiros, promoveu o V Seminário de Gênero e Raça, na manhã desta quarta-feira, 9. Entre os temas, foram discutidos o papel das mulheres na sociedade, suas lutas e conquistas, e as Metas do Plano Nacional de Alfabetização.
De acordo com a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, essa é uma discussão ampla e que exige a participação de todos: “É preciso o comprometimento daqueles que trabalham com a comunidade escolar, para que possamos ter as mudanças de paradigmas necessárias para uma sociedade igualitária”, destacou.
O seminário é voltado para profissionais da educação das redes de ensino municipal e estadual do Acre. Ivanilde Lima, auxiliar pedagógica da Escola Estadual Neutel Maia, enfatizou: “Ainda temos muitos preconceitos enraizados na nossa cultura. Precisamos mudar isso, começando por nossos jovens, dentro do âmbito escolar”.
De acordo com Izis Melo, representante da SEE, a abordagem pedagógica dessa temática na sala de aula é fundamental: “Quais espaços conquistamos, que retrocessos, como isso se reflete no comportamento de nossos alunos? Como podemos tratar esse assunto? Essas questões precisam fazer parte dos debates, e esse encontro traz algumas propostas nesse sentido”, destacou.