Secretaria de Educação realiza seminário sobre sustentabilidade da água

Como forma de preservar as nascentes e matas ciliares da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, a Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac) desenvolve, desde 2010, o projeto “Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica”, tema do seminário “Sustentabilidade da Água – um Olhar para o Futuro”, realizado nesta quinta-feira, 28, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Durante o evento, também foi lançado um livro contendo as experiências do “Construção Participativa…”, desde sua criação. O projeto, que ocorre há três anos no Acre, é realizado por meio do trabalho da Cootac, com patrocínio da Petrobras e parceria do governo do Estado, da prefeitura de Rio Branco e do governo federal.

O seminário reuniu participantes do projeto e convidados da SEE (Foto: Assessoria SEE)

Seminário reuniu participantes do projeto e convidados da SEE (Foto: Assessoria SEE)

O principal objetivo da ação socioambiental é contribuir para a redução dos processos da degradação de nascentes e matas ciliares alteradas pela ação do ser humano, com vistas à conservação e recuperação dos cursos de água da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, no Estado do Acre.

Para alcançar as metas, o projeto trabalha com processos e instrumentos utilizados no Diagnostico Rural Participativo (DRP), nos quais a Educação Ambiental é a categoria estruturante, permitindo que as pessoas possam se apropriar do conhecimento para contribuir diretamente na manutenção e melhoria da qualidade da água dos mananciais da bacia.

Nazaré Macedo, coordenadora do projeto, acredita que todos podem fazer sua parte para preservar as águas. “Com o conhecimento adequado, não há nada que as comunidades não possam fazer.”

Atualmente, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por agrônomos, geógrafos, sociólogos, economista, gestor ambiental, zootecnistas, administração e estagiários em diversas áreas, como agronomia, engenharia florestal, ciências sociais, comunicação social e direito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter