A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realizou nesta sexta feira, 1º, no Ginásio do Sesi, a abertura da fase municipal dos Jogos Escolares 2012, que ocorre em Rio Branco. O objetivo do evento é aumentar a participação dos estudantes em atividades esportivas. Durante a solenidade, foram realizados desfiles dos alunos participantes, além de apresentações de dança, tae-kwon-do e capoeira.
Este ano, cerca de 1.800 alunos participarão das atividades, divididos em 153 equipes de 51 escolas da cidade de Rio Branco. Os Jogos abordam também as paraolimpíadas escolares, com aproximadamente 200 paratletas que disputam as modalidades de tocha, atletismo, futsal, handebol e natação.
De acordo com o secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus, os Jogos Escolares tem uma grande importância pelo seu nível competitivo, pois aqueles que participam podem se tornar grandes atletas. Na etapa nacional da edição passada, o Acre se destacou na nas modalidades de Futsal (3º lugar) e Handebol (4º lugar).
O secretário ressalta que os Jogos vêm acontecendo desde o mês passado, nos municípios de todo o Acre. “Quando se trata de número de pessoas, esse é o maior evento realizado pela Secretaria de Educação e Esportes. São 160 escolas dos 22 municípios do nosso Estado”, declarou.
O ex-jogador de futebol Artur Oliveira, esteve na cerimônia de abertura e disse que os Jogos Escolares deram início a sua carreira. Artur era estudante da Escola Diogo Feijó e não abria mão de participar das competições. Para ele, os alunos devem fazer o melhor possível e nunca desistir.
Mikaelle Costa, 16, compete pela terceira vez e, este ano, representa a Escola Boa União no Futsal. “Os Jogos são muito importantes pra mim, pois ajudam a ocupar a mente e esquecer as coisas ruins, além de auxiliar na minha educação”, afirma.
Daniel Zen, Secretário de Educação e Esportes, acredita que o esporte ajuda a melhorar a qualidade de vida. “A competitividade moderada é saudável e fornece um suporte educativo necessário para a formação do aluno. Os Jogos crescem a cada ano e os jovens devem aproveitar essa oportunidade para fortalecer o sentimento de equipe”, disse Daniel.