Secretaria de Educação capacita coordenadores pedagógicos no Vale do Juruá

Quase 300 profissionais de educação participaram do curso (Foto: Flaviano Schneider)
Quase 300 profissionais de educação participaram do curso (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) está encerrando nesta quarta–feira, 19, em Cruzeiro do Sul, um curso de certificação para coordenadores pedagógicos das unidades escolares dos cinco municípios da regional do Juruá.

O curso teve início na segunda-feira, 17 e em sua última atividade os 278 participantes estão sendo submetidos a uma avaliação na Escola Hugo Carneiro, que identificará o nível de aproveitamento da formação.

Para executar a formação, a SEE contratou o Instituto Abaporu, empresa especializada no ramo e que atua também em outros estados.

O coordenador do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Charles André Rosas, explica que no universo dos que fazem o curso estão aqueles que já atuam como coordenadores pedagógicos, os gestores, que hoje também têm este perfil de liderança pedagógica, os coordenadores de ensino e os professores que pretendem futuramente ser coordenadores pedagógicos.

“É importante salientar que vão sair uma certificação e a formação de um banco de reserva, de forma que os próximos coordenadores escolares que as unidades forem solicitando serão disponibilizados dentro desse cadastro de reserva”, disse.

Para ele, a formação vai garantir uma melhor qualidade de atuação dos coordenadores pedagógicos.

Celisa Bonamigo: “O curso estimula ao estudo para aprimoramento cada vez maior dos coordenadores pedagógicos” (Foto: Flaviano Schneider)
Celisa Bonamigo: “O curso estimula ao estudo para o aprimoramento cada vez maior dos coordenadores pedagógicos” (Foto: Onofre Brito/Secom)

A formadora pelo Instituto Abaporu Celisa Carrara Bonamigo, que  coordena o curso, contou que foram repassados aos participantes conteúdos como o trabalho em equipe dentro da unidade, o desenvolvimento do projeto político pedagógico, os documentos oficiais que orientam os trabalhos das equipes gestoras e o trabalho com as famílias e com os alunos.

Com as aulas, ela acredita que o coordenador já entra na escola empoderado. “Ele passa por um processo, está formado e comprova que tem capacidade. Então já entra na unidade tranquilo, consciente de que pode desenvolver seu trabalho”, garantiu.

Celisa salienta ainda que apesar de o curso ser de curta duração, sua importância está no estímulo para que os profissionais estudem, se aprofundem na Lei de Diretrizes e Bases, na legislação estadual, e procurem textos que vão orientá-los no trabalho.

A coordenadora de Ensino da Escola Presbiteriana, Susiane Albano, participou e gostou. “Esse curso veio como uma oportunidade para a gente refletir mais sobre essa função de coordenador pedagógico, que é muito importante dentro da escola, por buscar sempre os melhores resultados na aprendizagem dos alunos”, comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter