A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), realizou nesta sexta-feira, 22, o encerramento da oficina de artesanato do Centro Dia para Idosos. O evento contou com uma exposição, a comercialização dos trabalhos confeccionados pelos idosos do centro e a entrega de certificados.
O Centro Dia é uma modalidade de atendimento previsto na Política Nacional do Idoso (PNI), desenvolvido pela Seds, coordenado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE). Tem o compromisso de prestar atendimento para pessoas idosas com objetivo de inseri-los na sociedade, informando seus direitos e deveres, evitando o asilamento e a hospitalização.
A instituição conta com 60 pessoas cadastradas de ambos os sexos com 60 anos ou mais, que desejam viver a melhor idade, com saúde, otimismo, interatividade e com qualidade de vida.
O Centro Dia há 11 anos vem promovendo diversas atividades com a terceira idade, como aulas de dança, caminhadas, hidroginástica, oficinas de artesanato, e também de atendimentos especializados, como fisioterapia e terapia ocupacional, que culminam na manutenção do convívio social e familiar dos idosos.
Leia mais Governo realiza ações no Dia do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa Secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência visita o Acre |
“Parabenizo a equipe pelo esforço, determinação e ação dos nossos idosos, pois vejo que trabalhos tão bonitos e tão bem confeccionados mostram que, mesmo na terceira idade, pode-se desenvolver trabalhos bem interessantes”, argumentou Davilson Cunha, direto executivo da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Já estou há 10 anos no Centro Dia e para mim é uma renovação, porque quem é velho fica novo, a paz reina entre nós, fazendo com que hoje seja um dia maravilhoso”, disse o idoso Pedro de Holanda Freitas.