O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou, na cidade de Acrelândia, uma capacitação para a execução do Cadastro Único e do Bolsa Família.
A capacitação foi ofertada para 15 técnicos municipais, com a intenção de beneficiar 3.095 famílias, totalizando 9.424 pessoas, que serão inseridas no cadastro único no município de Acrelândia.
A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. No Acre, a SEASDHM é o órgão executor e suas principais atribuições são: capacitação, assessoramento e apoio técnico aos municípios.
Para a instrutora do Bolsa Família e Cadastro Único da SEASDHM, Ariane Gadelha, o programa do curso vai além do ensino da técnica de preenchimento do formulário.
“O programa trabalha, por exemplo, a compreensão de conceitos fundamentais ao Cadastro Único, atitudes de respeito ao núcleo familiar visitado e habilidades basilares como o desenvolvimento da capacidade de observação”, afirmou Ariane Gadelha.
O capacitador é aquele que levará ao entrevistador todas as orientações sobre a forma correta de coletar as informações, garantindo que a entrevista seja conduzida de forma padronizada, a partir de conceitos uniformizados e compartilhados, e que as famílias sejam abordadas com atenção e respeito.
“É essencial que os entrevistadores do Cadastro Único estejam devidamente capacitados para esta importante tarefa e, por isso, todo o esforço está sendo feito na formação dos entrevistadores”, ressaltou a instrutora do programa Bolsa Família e Cadastro Único, Lidiane Alves.
A coordenadora do Bolsa Família em Acrelândia, Ana Paula de Souza Alencar, disse que a capacitação do Cadastro Único para o município de Acrelândia é importante por serem uma equipe nova no setor.
“Nos vimos necessitados em conhecer melhor o instrumento, para que pudéssemos manusear ele com técnica e qualidade, podendo garantir êxito no serviço e nas informações colhidas das famílias, com o intuito de colaborar nos aperfeiçoamentos dos programas sociais. Esperamos tirar desses dias o maior proveito e que nossas expectativas sejam supridas”, destacou Ana Paula Alencar.