Secretaria de Assistência Social capacita equipe do Programa Criança Feliz em Tarauacá

Para potencializar e efetivar o Programa Criança Feliz nos municípios, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistencial Social, dos Direitos Humanos e de Politicas para as Mulheres (SEASDHM), realiza no período de 26 a 30 de agosto a Capacitação de Gestão do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, em Tarauacá.

A Coordenação Estadual do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz (PCF), pretende capacitar a equipe de referência municipal, supervisores, visitadores do Programa Criança Feliz e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Para Andreia Guedes, técnica de Referência para Assuntos Indígenas da SEASDHM, o objetivo é alcançar um maior número de profissionais qualificados na metodologia do Guia para Visita Domiciliar.

“O Programa faz toda a diferença na vida das famílias inseridas no programa, tendo em vista a promoção do fortalecimento de vínculos entre pais e filhos. Estaremos falando sobre atendimento diferenciado às famílias indígenas, por entender que estes povos têm direito ao atendimento adequado que venha de encontro aos seus aspectos socioculturais”, explicou Andreia Guedes. 

A capacitação foi organizada de forma regionalizada com carga horária de 40 horas para 22 participantes, sendo que 8 participantes da equipe de referência do PCF do município de Tarauacá, 8 participantes do município de Feijó, 6 participantes do município de Jordão, que compõem a regional Tarauacá-Envira, alcançando assim, 400 beneficiários indiretos, atendidos pelo Programa nos 3 municípios da regional.

Equipe de referência municipal do Programa Criança Feliz e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) serão capacitados Foto: Neto Lucena

A secretária Municipal de Assistência Social de Tarauacá, Deyse Sampaio, disse que a capacitação do PCF que está sendo ofertada no município tem uma importância Ímpar.

“Primeiro pelo fato de que nossos visitadores estarão com muito mais embasamento para realizar suas tarefas diárias, acompanhando e informando as mamães como melhorar a vida de seus filhos menores. Por outro lado, a rotatividade de profissionais faz com que haja a necessidade de novas capacitações”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social de Tarauacá.

O conhecimento da teoria e prática com qualidade, a metodologia da capacitação será desenvolvida por meio de curso presencial composto de aulas expositivas, aulas dialogadas, vídeos de capacitação, atividades práticas e vivenciadas e dinâmicas, tendo como suporte teórico os conteúdos trazidos no material “Programa Criança Feliz: Guia para Visita Domiciliar”, publicado pelo Ministério da Cidadania.

Ao término da capacitação haverá a avaliação de aprendizagem com um teste final e individual. Será considerado habilitado o aluno que obtiver pelo menos 60% de acertos. O aluno que obtiver índice inferior a 60% de acertos deverá realizar o curso novamente.

Portanto, com a realização desta agenda e com o processo anteriormente iniciado de educação permanente pela equipe estadual do PCF, espera-se que as equipes dos referidos municípios se consolidem, de modo a atingir 100% das metas pactuadas e ações realizadas com qualidade técnica.

CRIANÇA FELIZ

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do governo federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.