Secretaria de Agropecuária entrega 35 mil mudas de café

Em 2015 deverão ser plantados 800 hectares de café (Foto: Flaviano Schneider/Seap)
Em 2015 deverão ser plantados 800 hectares de café (Foto: Flaviano Schneider/Seap)

Debaixo de chuva, paciente e cuidadosamente, uma equipe da Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) e agricultores descarregou, no sábado, 3, uma carreta com 35 mil mudas de café destinadas ao Projeto de Assentamento Campo Alegre, em Capixaba.

A ação significou a retomada, no novo ano, do Programa de Fortalecimento da Cafeicultura do Acre. Todos os 93 assentados do local serão contemplados no programa, além de trabalhadores de assentamentos vizinhos como o Capatará, Nova Promissão e Zaqueu Machado. Dos assentados no Campo Alegre, 50 famílias já são agricultores muito produtivos e 43 famílias chegaram recentemente da Bolívia.

A agricultora Maria Josilda Souza, presidente da Associação Unidos do Campo Alegre, conta que os assentados estão satisfeitos com a atenção que vêm recebendo do governo federal e do governo do Estado. “São 72 famílias que recebem o benefício do Programa Nacional de Habitação Rural e a ‘luz para todos’ vai chegar neste ano para as últimas 38 famílias”, destaca.

Programa do café

Iniciado em 2013, sob a gestão da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), com distribuição de 380 mil mudas para 178 produtores em seis municípios, o programa passa agora a ser gerido pela Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) e tem como meta levar o Acre à autossuficiência. Em 2015 deverão ser plantados 800 hectares de café e a meta é atingir quatro mil hectares até 2018.

O titular da Seap, José Carlos Reis, que comandou a SEPN na gestão anterior, dirigiu palavras de incentivo aos agricultores, lembrando que só o mercado local garante a absorção do produto, já que o Acre importa 70% do que consome. Reis também incentivou os agricultores a cultivarem banana, ou mamão, consorciada ao café.