Secretaria de Agricultura realiza palestra de novas técnicas em olericultura para agricultores familiares na Expoacre 2023

Cerca de 130 agricultores familiares da regional de Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Epitaciolândia e Brasileia participaram, durante esta terça, 2, de um ciclo de palestras sobre novas e eficazes técnicas em olericultura (cultivo de hortaliças) no Núcleo Demonstrativo da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), no Parque de Exposições Wildy Viana.

Agricultores familiares de diversos municípios do Acre participaram de um ciclo de palestras sobre novas técnicas em cultivo de hortaliças, promovido pelo Departamento de Agricultura Familiar da Seagri. Foto: cedida

As atividades incluíram, também, a visitação dos produtores à unidade demonstrativa do plantio de diversas espécies no setor de agricultura, no Parque de Exposições, para conhecer de perto a técnica de cultivo protegido no vaso pleno.

A técnica é implementada em algumas regiões do Rio Grande do Sul, e é considerada um modelo em produção de hortaliças, que consiste num sistema que reduz a mão de obra, utilização de água, de nutrientes, de energia elétrica e o tempo de colheita em 30 dias a menos que os métodos tradicionais.

Para a agricultora Miria Silva de Sousa, 48, mãe de cinco filhos, moradora do Projeto de Assentamento Walter Arce, as palestras resultaram em aprendizado de novas técnicas para melhorar a produtividade em seu lote de menos de 10 hectares, onde cultiva de tudo um pouco.

Agricultora, assentada no Walter Arce, otimista com aprendizagem de novas técnicas para o cultivo de hortaliças não comuns no Acre como pimentão, beringela e morango. Foto: cedida

“Sempre sustentei meus filhos por meio do trabalho com a terra e só tenho a agradecer ao governo, por disponibilizar informações que irão nos ajudar a produzir mais”, enfatizou a agricultora.

“Gratificante disponibilizar tempo e espaço durante a feira agropecuária para contribuir, de forma produtiva, com a melhoria da geração de emprego e renda para agricultores familiares, e o melhor é perceber o comprometimento deles em assimilar esses novos conhecimentos”, explicou o chefe do Departamento de Produção Familiar da Seagri, agrônomo Diogo Sobreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter