Secretaria da Mulher qualifica primeira turma do selo Zona Segura

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), qualificou, na tarde desta terça-feira, 17, a primeira turma do selo Zona Segura. O evento, realizado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), reuniu sócios e representantes legais de oito espaços destinados à diversão e ao lazer, e contou com as participações da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa; e da deputada estadual Michelle Melo.

Primeira turma contou com representantes de oito estabelecimentos. Foto: Franklin Lima/Semulher

Nesta primeira turma estavam presentes representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel-AC), e proprietários dos empreendimentos: Divino Fogão; La Cave; Deck do Lago; Giraffas; Select Gastrobar; Maria e João Doceria; e Espeto do João.

Em sua fala, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, reforçou o quanto as mulheres poderão se sentir seguras naqueles espaços e que o momento é salutar no enfrentamento à violência de gênero. “Quando elas virem aquele selo de Zona Segura, verão também que estão protegidas. E além disso, saibam que a Secretaria da Mulher está à disposição para sanar quaisquer dúvidas que vocês tenham referentes às mulheres no Acre”, refletiu.

Márdhia El-Shawwa, secretária de Estado da Mulher, relembrou a importância da qualificação no enfrentamento à violência de gênero. Foto: Franklin Lima/Semulher

Michelle Melo reforçou a importância da pasta para que o projeto fosse bem executado: “A secretária Márdhia abraçou a causa prontamente. Estamos em um movimento que não é partidário, mas humano; que garante às mulheres o devido lugar delas na sociedade”.

Carolina Bersch, proprietária do La Cave, participou da qualificação e relembrou que, mais importante que ter propriedade quanto aos direitos, é ser um multiplicador deles. “Fico feliz em fazer parte dessa primeira turma, e espero que os demais colegas colaboradores garantam que seus locais sejam seguros às nossas mulheres”, afirmou.

Zona Segura

A certificação Zona Segura, criada pela Lei nº 4.120, de autoria de Michelle Melo, estabelece que locais que forem capacitados em órgãos ou entidades que compõem a política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher poderão solicitar o certificado de Zona Segura, que tem validade de um ano.

Na prática, isto significa que o estabelecimento afixa cartazes informando a disponibilidade do empreendimento para auxílio à mulher que se sinta em risco de sofrer abusos físicos, psicológicos ou sexuais.

As capacitações do selo Zona Segura serão realizadas mensalmente – com inscrições realizadas ao longo da primeira semana de cada mês – por meio de palestras de conscientização ministradas de forma híbrida pela Semulher. Após a conclusão, a pasta tem o prazo de 30 dias para emitir o certificado.

Para participar, sócios e/ou representantes legais de espaços destinados à diversão e ao lazer devem enviar e-mail para o endereço eletrônico sec.mulheresac@gmail.com ou comparecer à sede da pasta, localizada na Travessa João XXIII, nº 1137, Bairro Village, ao lado do CNA.

No momento da inscrição são necessários o ato constitutivo da empresa, documentos pessoais dos sócios e o cartão do CNJP.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter