A Secretaria da Mulher do Acre (Semulher), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu uma palestra de formação, em formato híbrido, aos organismos de políticas para as mulheres (OPMs) dos 22 municípios acreanos. “O papel da saúde no atendimento à mulher vítima de violência” foi a temática ministrada na manhã desta quarta-feira, 17.
A palestra foi conduzida por duas especialistas que atuam na Sesacre, a assessora técnica do Núcleo da Saúde da Mulher, Viviane Tais Ponci e a chefe do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes, Carla Diana Amorim. Ambas trataram sobre os direitos da mulher e os protocolos que devem ser seguidos na área da saúde, ao se cuidar de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com a participação ativa das representantes das OPMs, que puderam interagir e absorver informações essenciais sobre a saúde como pilar fundamental no apoio às mulheres que enfrentam situações de violência. Além de prestar informações, o encontro também proporcionou um espaço para o debate e a troca de experiências, visando aprimorar continuamente o atendimento e a assistência às vítimas.
A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semulher, Joelda Pais, explica como deverá ser a condução dessas atividades. “Já fizemos diversos encontros com as OPMs e iremos continuar, pois consideramos que esse contato é necessário, essa formação, a troca de experiências. É possível tirarmos dúvidas e compartilhamos melhores diretrizes e encaminhamentos para as mulheres que precisam, de acordo com a especificidade de cada região do nosso estado”, ressaltou.
“Essa iniciativa conjunta da Semulher reforça o compromisso do Estado em fortalecer políticas públicas voltadas para o bem-estar e a proteção das mulheres, integrando diferentes áreas de conhecimento para oferecer um suporte abrangente e eficaz. A colaboração com as outras secretarias, órgãos e instituições demonstra o esforço conjunto de todos na busca por um Acre mais justo para a população feminina”, disse a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.