A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Laboratório de Estudos de Pesquisas Feministas em Saúde Mental, Cultura e Psicanálise (Labfem), realizou, na manhã de segunda-feira, 6, uma ação com a Unidade de Atendimento Móvel (Ônibus Lilás) no campus Rio Branco. A ocasião marca o encerramento do cronograma de ações acadêmicas em prol das mulheres da instituição.
Segundo a psicóloga da Semulher Ralissa Ganum, no local, foram ofertados serviços como escuta qualificada, orientação e encaminhamentos necessários, sendo esta mais uma ação que reforça a importância do Ônibus Lilás na prevenção e rompimento do ciclo de violência.
“Muitas [mulheres] não têm conhecimento quanto aos próprios direitos, e é aí que entramos: levamos o serviço a elas e abrimos as portas da Semulher a elas”, reitera Ganum.
A representante do Laboratório de Estudos de Pesquisas Feministas em Saúde Mental, Cultura e Psicanálise (Labfem), Jamile Santos, celebrou a ação e diz que tudo foi pensado com muito cuidado. “Vimos a necessidade em trazer os atendimentos à nossa universidade e, com isso, fechamos com chave de ouro nosso cronograma de atividades pelas nossas mulheres”, finaliza.