Secretaria da Fazenda implementa mais uma medida tecnológica para modernização de gestão tributária no Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está implementando mais uma medida tecnológica para simplificar a vida dos contribuintes, consolidando mais um marco na eficiência e modernização do sistema tributário do Acre, promovendo um fluxo de trabalho melhor estruturado e efetivo.

Nesta segunda-feira, 7, servidores da instituição, sobretudo os da área da Receita Estadual, conheceram a metodologia de implantação do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (PAT-e), que já está em fase de desenvolvimento.

A iniciativa integra o cronograma de atividades do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão), com financiamento do Banco Mundial.

Sistema é um marco na eficiência e modernização do sistema tributário no Estado, promovendo um fluxo de trabalho melhor estruturado e mais efetivo. Foto: Evandro Souza/Sefaz

Vantagens

Por meio da ferramenta, todas as fases do processo tributário, devidamente iniciado com a autuação, serão promovidas por meio digital. Entre as vantagens, estão a redução de custos com papel e armazenamento, celeridade processual, segurança jurídica, eficiência e democratização do processo administrativo-tributário, tornando mais amplo seu alcance e promovendo o cumprimento do devido processo legal.

Secretário Amarísio Freitas destaca investimento para atender a todo o Estado com mais transparência, acessibilidade, eficiência e efetividade. Foto: Evandro Souza

“Por mais que seja um produto da Sefaz, é um sistema que estamos investindo para atender a todo o Estado com mais transparência, acessibilidade, eficiência e efetividade; para que nós, como servidores públicos, possamos resolver as pendências do contribuinte com o Fisco de forma célere”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

No dia 21 de março, a Sefaz instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de definir as estratégias e parâmetros para a implantação do novo sistema.

Após implementação, todos trâmites do processo tributário serão realizados digitalmente. Foto: Evandro Souza/Sefaz

Com o PAT-e, todo o acesso aos processos tributários será realizado digitalmente, como aponta o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes. “É um projeto há muito tempo pensado e mais que necessário. Nossos documentos fiscais são todos eletrônicos e, agora, também teremos um processo com todos os trâmites realizados eletronicamente”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress