trabalho conjunto

Secretaria Adjunta da Mulher convida prefeituras e instituições para debater violência doméstica

O Acre ocupa o 1º lugar no ranking de feminicídio, segundo apontou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Preocupados com esta temática, a Secretaria Adjunta da Mulher (Seadm) realizou nesta quinta-feira, 19, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac), um encontro com os prefeitos e representantes dos municípios do estado.

A reunião foi realizada no formato híbrido, presencial e on-line, e teve o objetivo de fortalecer políticas públicas no enfrentamento da violência contra a mulher e feminicídio, e fez parte do plano de ação da Seadm para os primeiros 100 dias de gestão.

Secretária adjunta da Mulher, Márdhia El-Shaw. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo a secretária adjunta da Mulher, Márdhia El-Shawwa, que atua há mais de 20 anos na área de segurança pública voltada para as mulheres, o momento é de promoção de políticas efetivas para mudar esta realidade.

“Precisamos nos fortalecer com as prefeituras, precisamos do apoio de cada município. Queremos um estado onde as mulheres vivam com mais segurança e, com o apoio dessas autoridades, faremos a diferença na vida de cada acreana”, afirmou a secretária.

Para o prefeito de Bujari, João Teles (o Padeiro), a temática violência de gênero deve ser debatida nas escolas. “Precisamos da ajuda da Seadm para promoção de palestras nas escolas porque lá é um lugar fundamental para conscientização sobre a causa”, disse o prefeito.

Representantes das prefeituras participaram da reunião. Foto: Diego Gurgel/Secom

Parcerias

Segundo a secretária adjunta, Márdhia, nesta quarta-feira, 18, a equipe técnica da Seadm se reuniu com as lideranças de diversas instituições para construírem políticas públicas com o foco no enfrentamento ao feminicídio.

Durante o encontro, os representantes das instituições se comprometeram em colaborar com a causa, e são elas:

Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE)

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB)

Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre)

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim)

Secretaria Adjunta da Mulher (Seamd)

Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac)

Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Acre (CDDEHP)

Instituto de Mulheres da Amazônia (IMA)