Secom investe em qualificação profissional

"Os jornalistas não podem ser apenas usuários domésticos de tecnologia", diz Walter (Foto: Angela Peres/Secom)
“Os jornalistas não podem ser apenas usuários domésticos de tecnologia”, diz Walter (Foto: Angela Peres/Secom)

A missão de transmitir informações relevantes para as pessoas é a principal função social do jornalista. Esse trabalho é conectado com a complexa dinâmica da sociedade. Com o intuito de trazer mais qualidade para a comunicação institucional do estado, a rede de assessores de todas as secretarias de Estado  e a redação da Agência de Notícias do Acre estiveram reunidos no auditório do Sebrae-Centro em um workshop.

O secretário de comunicação Leonildo Rosas trouxe dados de pesquisa  realizada recentemente no estado para a abertura das atividades. Os números representam opiniões públicas acerca de informações e também a efetividade de cada mídia. “As pessoas não querem mais apenas receber informação, o público quer participar. Essa visão de rede precisa ser amadurecida na comunicação institucional”, frisa o secretário.

“O nosso trabalho enquanto assessoria é muito específico na missão de divulgação das ações de governo. Mostrar como essa gestão está atuando, empregando o dinheiro público em diferentes momentos é um dever nosso”, destaca a secretária adjunta de Comunicação, Andréa Zílio. Ela lembra ainda que as maneiras de se comunicar se renovam com atribuições aliadas a novas ferramentas, e com isso é essencial  a atualização dos profissionais.

"As pessoas não querem mais apenas receber informação, o público quer participar. Essa visão de rede precisa ser amadurecida na comunicação institucional."Leonildo Rosas, Secretário de Comunicação (Fotos: Angela Peres/Secom)
“As pessoas não querem mais apenas receber informação, o público quer participar. Essa visão de rede precisa ser amadurecida na comunicação institucional.”Leonildo Rosas, Secretário de Comunicação (Fotos: Angela Peres/Secom)

O assessor Senildo Melo é responsável pela divulgação do esporte e compartilhou a experiência vivida com os Jogos Escolares, na qual professores e alunos participavam das atualizações. “A nossa comunicação não é feita somente para servidores, temos que pensar na diversidade do público”, refletiu.

O ministrante, Walter Teixeira, trouxe análises sobre a Internet, e a palestra “Novas mídias e movimentos sociais” encerrou a manhã de capacitação. Até o fim do dia, estudos de casos e atividades práticas vão fazer parte do aprendizado do grupo. “Os jornalistas não podem ser apenas usuários domésticos de tecnologia”,  é uma das advertências do cientista em comunicação e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). O bate-papo continua com o tema ecossistemas informativos e fluxo.

“Os jornalistas são pessoas referência e a informação pública precisa chegar ao receptor com a sensibilidade e a veracidade do trabalho que é desenvolvido pela gestão”, ressalta Janice Dantas, que lidera a equipe de assessoria do Detran. Ela afirma ainda que o momento é importante, para reciclagem e análise das atividades desenvolvidas pela comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter