Seaprof lança PAA e entrega implementos agrícolas em Manoel Urbano

O pescador Daniel Cavalcante foi beneficiado com kit de pesca artesanal (Foto: Amaury Nogueira)

“Isso é uma benção de Deus. Graças a Deus temos um representante, um governo que olha para nós”. A frase é do pescador Daniel Cavalcante de Oliveira, morador de Manoel Urbano, beneficiado com um kit de pesca artesanal entregue nesta segunda-feira, 16, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar.

Além de Daniel Cavalcante, outras 65 famílias receberam kits de pesca artesanal contendo tarrafas, malhadeiras, corda, revestimentos niquelados, linhas de nilon e demais insumos que possibilitam a pesca artesanal. “Se não fosse esse apoio, não teríamos condições de trabalhar”, destacou o pescador.

A comunidade agrícola de Manoel Urbano recebeu ainda, mudas frutíferas de abacaxi e açaí; uma motocicleta; dois kits de hortaliças contendo motobombas, carros de mão, caixas d’água, entre outros implementos; kit de irrigação e dois kits de casa de farinha que dispõem de ralador/triturador de mandioca, chapa de aço para fornalha, motor estacionário, caixa d’água de polietileno.

“Viemos a Manoel Urbano cumprir mais essa missão para fazer essas entregas e para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], um programa maravilhoso na qual os agricultores produzem e o governo do Estado, por meio da Seaprof, adquirimos. Só nessas ações estamos beneficiando 127 famílias e os investimentos ultrapassam os R$ 325 mil”, detalha o secretário de Produção do Estado, João Thaumaturgo Neto.

Parte dos investimentos são oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Valorização do produtor e benefícios na educação

O lançamento do PAA, política pública que fortalece a agricultura familiar, está contemplando 26 famílias de Manoel Urbano e nove entidades. Com essa ação, estão sendo injetados aproximadamente R$ 61 mil, levando benefícios para outro setor, à educação pública.

“O PAA fortalece não apenas os nossos produtores, mas é um programa fundamental para as escolas. Nós recebemos essa produção de qualidade para utilizar na merenda escolar e isso faz diferença na vida dos alunos porque sabemos que muitos não têm acesso a uma boa alimentação em suas casas e os pais contam justamente com esse apoio das escolas. Crianças bem nutridas, são estudantes com melhor desempenho”, destacou o diretor de ensino da rede pública, Mauro Sérgio.

Lourival Marques lembrou que durante os oito anos da gestão de Tião Viana, ele sempre prezou por levar investimentos em diversos setores para a comunidade murbanense, atuando como um parceiro.

“Esse é um momento de gratidão ao governador Tião Viana, ao secretário Thaumaturgo Neto por garantirem esse apoio a quem precisa que são os produtores rurais, que querem apenas uma oportunidade. Tivemos aqui mais de 50 produtores mostrando que é possível fazer uma parceria com a boa política pública”, concluiu.

Mais de 125 famílias de produtores rurais foram contempladas com ações de incentivo (Foto: Nayanne Santana/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter