Seaprof e Sehab discutem produção e habitação com produtores rurais

 

Produtores do Polo Wilson Pinheiro participaram de reunião sobre produção e habitação rural (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores do Polo Wilson Pinheiro participaram de reunião sobre produção e habitação rural (Foto: Leônidas Badaró)

Na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, e o secretário de Estado de Habitação (Sehab), Jamyl Asfury, se reuniram com produtores rurais do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, localizado na Estrada AC-90 (Transacreana). Na pauta do encontro, investimentos na produção agrícola e na habitação rural.

Glenilson Figueiredo anuncia parceria com produtores do Polo Wilson Pinheiro na área de produção (Foto: Leônidas Badaró)
Glenilson Figueiredo anuncia parceria com produtores do Polo Wilson Pinheiro na área de produção (Foto: Leônidas Badaró)

Glenilson Figueiredo anunciou as parcerias que podem ser realizadas para fortalecer a produção rural na região, principalmente para o plantio do açaí. “O açaí hoje é uma realidade no Acre. Uma cultura produtiva que vem cada vez mais se valorizando, principalmente pela parceria do governo com as empresas que estão se instalando no Estado. Estamos aqui oferecendo mecanização e mudas para quem quiser plantar”, afirmou.

Outro benefício para a comunidade é o aumento do número de produtores atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que saltou de cinco no ano passado para 34 este ano.

Já na área de habitação, Jamyl Asfury levou informações do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A intenção da Sehab é realizar nos próximos dias um levantamento da situação habitacional dos moradores do polo. Assistentes sociais da secretaria irão identificar as necessidades de cada produtor rural.

Jamyl Asfury explicou que Sehab vai realizar um diagnóstico para identificar necessidades da comunidade na área de habitação (Foto: Leônidas Badaró)
Jamyl Asfury explicou que a Sehab vai realizar um diagnóstico para identificar necessidades da comunidade na área de habitação (Foto: Leônidas Badaró)

Com o levantamento, a secretaria vai descobrir quais são os que atendem os requisitos do PNHR. Quem não atender os critérios pode ter a possibilidade de ser atendido pelo programa estadual de habitação. “Trazer qualidade de vida às pessoas é um desafio do governo Tião Viana. A Sehab vai identificar quais famílias estão aptas a receber uma casa do PNHR. Quem não for contemplado, vamos estudar outras formas de ajudar essas pessoas”, destaca Jamyl Asfury.

Produtores rurais elogiam investimentos

No Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro existem 47 famílias de produtores familiares. A presidente da associação é Irisnéia dos Santos. Ela agradece a visita dos secretários e os anúncios de investimentos. “Essa reunião foi muito boa porque a gente está sabendo agora quais os investimentos que vêm aqui para nossa comunidade. É uma parceria importante, e a gente agradece o apoio que estamos recebendo”, explica.

Quem também elogiou a parceria entre Seaprof e Sehab foi o produtor Elierson Abreu. Para ele, a reunião foi bastante produtiva. “Os moradores estavam esperando por essas boas notícias. O reforço na produção e a habitação melhoram a qualidade de vida dos produtores rurais aqui no polo”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter