Seaprof e Cooperacre discutem parceria em desenvolvimento sustentável

O açaí é uma das culturas  do PDS Nova Bonal (Foto: Arquivo Secom)
O açaí é uma das culturas do PDS Nova Bonal (Foto: Arquivo Secom)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) iniciaram na tarde desta terça-feira, 2, a busca de uma parceria para a reorganização produtiva no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Bonal, localizado no quilômetro 75 da BR-364.

O PDS Bonal compreende uma área de 10.447 hectares. No local, moram 212 famílias. A produção é baseada na extração do látex, coleta da castanha, banana e açaí. O projeto ficou conhecido pela grande produção e qualidade do palmito. A agroindústria atualmente está sem funcionar.

É exatamente para aproveitar o grande potencial produtivo do local e a experiência na área de comercialização que surgiu a proposta de uma parceria entre a Cooperacre e Seaprof para fomentar a produção agrícola no local.

Reunião discute parceria entre Seaprof e Cooperacre para fomentar produção do PDS Nova Bonal (Foto: cedida)
Reunião discute parceria entre Seaprof e Cooperacre para fomentar produção do PDS Nova Bonal (Foto: cedida)

“Este é um ensaio de uma parceria que pode se estabelecer. A Cooperacre tem se transformado em uma grande experiência de sucesso de cooperativismo. Queremos aproveitar isso e fortalecer a produção na Bonal”, afirma Glenilson Figueiredo, titular da Seap.

Como encaminhamento da reunião, ficou agendado para as próximas semanas um encontro com os produtores do PDS Nova Bonal para que a proposta de parceria seja discutida com toda a comunidade.

“A gente recebe esse convite com felicidade por causa da confiança no nosso trabalho, mas também com preocupação, por conta dos vários empreendimentos que a gente já administra. Vamos conversar com os produtores e levar o assunto para ser discutido com o conselho”, destaca Manoel Monteiro, presidente da Cooperacre, que tem hoje 32 cooperativas associadas, mais de 2.200 cooperados e seis indústrias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter