Seaprof beneficia 75 produtores rurais com mecanização em Sena Madureira

Na segunda-feira, 12, os produtores rurais do Ramal do Ouro localizado no Projeto de Assentamento (PA) Uirapuru que fica em Sena Madureira receberam a visita do titular da Seaprof, Thaumaturgo Neto, do diretor de Produção Familiar, Paulo Braña e demais servidores da secretaria.

O mês de junho é conhecido como início do período de estiagem, o Verão Amazônico, os produtores rurais do estado se preparam para o estágio mais importante da produção agrícola, o preparo da terra.

Nessa ocasião, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof), oferta serviços de mecanização como destoca e gradagem, além do acompanhamento técnico e distribuição de mudas citrus aos produtores.

Cada produtor será contemplado com a mecanização de até dois hectares, gratuitamente. A Seaprof também vem trabalhando na disseminação da mucuna, essa tecnologia está ganhando adeptos, pois essa leguminosa corrige o solo e serve como adubo, dispensando à queimada.

Na sede da Associação dos produtores rurais do PA Uirapuru foi realizada uma reunião com aproximadamente 50 agricultores. “Estamos aqui cumprindo uma missão, vamos mecanizar uma área de 150 hectares beneficiando 75 famílias e com a mucuna vamos conciliar a sustentabilidade ao aumento da produção agrícola”, disse o gestor da Seaprof, Thaumaturgo Neto.

Somente nesse projeto, o governo do Estado, por meio da Seaprof, investe 195 mil reais em mecanização agrícola. O preparo do solo e adubação é o ponto de partida para ter um roçado produtivo. “Isso pra nós representa muito, pois não temos condições para fazer esse serviço e o colono precisa sobreviver do plantio”, disse o presidente da Associação, Antônio Manoel da Silva.

Tratores de esteira usados para destoca da área de plantio (Foto: Hugo Costa/Secom)

Produzir sem Desmatar

O agrônomo e diretor de Produção Familiar da Seaprof Paulo Braña explicou para os produtores os benefícios da mucuna. “Essa planta fixa o nitrogênio na terra, que é um dos nutrientes mais importantes para a planta, quando o solo é mais compactado ela conseguem quebrar essa rigidez facilitando o crescimento das raízes, além de cobrir o solo e servir como adubo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter