Sead realiza primeiro workshop de Gestão Patrimonial de Bens Móveis do Poder Executivo do Estado do Acre

Por Ingrid Andrade

A Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio da Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap), realizou o workshop Gestão Patrimonial de Bens Móveis do Poder Executivo do Estado do Acre, visando à transmissão de ensinamentos que perpassam diversos aspectos da defesa do patrimônio público, nesta terça-feira, 25.

O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Pública do Estado com a presença dos chefes das setoriais patrimoniais de 62 unidades gestoras ativas no estado do Acre. A secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Tavares, iniciou o workshop dizendo que: “A gestão patrimonial consiste em um gerenciamento eficiente dos bens móveis, que visa evitar a má alocação e o desperdício dos bens, além de custos desnecessários com a manutenção e guarda. Por isso, o governo do Estado, por meio da Sead e via Dirpap, preparou este workshop e vem realizando várias ações, dada a importância do tema”.

Chefes dos setores patrimoniais de 62 unidades gestoras ativas no estado do Acre participaram do workshop. Foto: Ascom Sead

A diretora de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística, Samara Raquel Damásio, ministrou parte do curso trazendo esclarecimentos aos órgãos públicos do Poder Executivo, de administração direta e indireta, repassando orientações para a gestão dos bens móveis do governo, dando ênfase ao controle dos bens que são adquiridos, transferidos, doados, descartados e leiloados dentro da esfera do Poder Executivo Estadual. Facilitando o entendimento necessário para a elaboração do Inventário Geral de Bens Móveis que deverá ser apresentado até o dia 30 de outubro, ao final do exercício financeiro de cada órgão estadual.

Neste contexto, a Sead reafirma o compromisso de orientar, capacitar e gerenciar as unidades gestoras detentoras dos bens móveis, com uma proposta pedagógica que abrange a discussão de temas novos, divididos em três ramos: inventário geral, modalidades de destinação dos bens móveis inservíveis e leilões eletrônicos.

Para a tenente Katiuce Santiago, do Corpo de Bombeiros, “o workshop é um alinhamento, é uma conversa sobre o zelo e a responsabilidade que nós temos com o patrimônio. O inventário é muito importante para a atualização anual e controle do patrimônio do estado. Então, nós temos que cuidar, fazer o inventário anual para ter um controle maior dos bens que utilizamos diariamente”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter