“Se Liga Aí” expande atuação para fora do âmbito escolar

Jovens multiplicadores e a coordenação do programa se reúnem para discutir a forma de abordagem fora da escola (Foto: Leônidas Badaró)

Criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e coordenado pelo Gabinete da Vice-Governadora, Nazareth Araújo, o programa já formou mais de 300 jovens em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Rio Branco, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

A intenção é chegar ao número de 500 adolescentes que se tornam jovens multiplicadores no ambiente escolar em temas referentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva, IST/Aids e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas e gêneros/violência.

Um bom exemplo do sucesso que tem alcançado o programa “Se Liga Ai” vem do município de Sena Madureira.

O “Se Liga Aí” é considerado uma das dez melhores práticas de prevenção entre jovens do país.

E em Sena Madureira o programa já começa a sair do âmbito escolar. Os jovens multiplicadores e os coordenadores querem ir além das paredes das escolas. O objetivo é realizar ações em eventos onde há grande concentração de adolescentes e onde esses jovens tenham acesso facilitado ao álcool e mais suscetíveis à oferta e o consumo de drogas.

A primeira intervenção dessa natureza já foi realizada. Ocorreu durante a ExpoSena, realizada no início deste mês naquele município. Os jovens percorreram o espaço montado para o evento conversando com outros jovens e fazendo a distribuição de preservativos.

Relação de confiança entre os jovens é o diferencial

Quem poderia estar se divertindo explica a opção por ajudar outros adolescentes.

“Jovem escuta jovem. A gente tem vergonha de perguntar algumas coisas para os nossos pais. O resultado disso é que tem aumentado muito aqui em Sena os casos de jovens com uma gravidez indesejada ou mesmo com uma infecção sexualmente transmissível. Então, eu me sinto honrada em poder ajudar o próximo”, diz Thanielly Mendes, 15 anos.

Thanielly Mendes, 15 anos, é uma das jovens multiplicadores do programa em Sena Madureira (Foto: Leônidas Badaró)

Já Rayandson Mendes, 16, tem como maior preocupação o consumo de álcool e drogas entre os jovens que conhece. “Eu vi amigos que cresceram comigo irem, infelizmente, para o mundo das drogas. Com esse projeto, a gente percebe que é capaz de ver o mundo de uma outra forma e ajudar que outros não cometam os mesmos erros”, destaca.

A importância do programa não é destacada apenas pelos jovens. Os profissionais que os auxiliam na execução, salientam o quanto tem sido para Sena Madureira o “Se Liga Aí”.

“A gente percebe nas escolas o receio que os jovens têm de falar sobre alguns assuntos. A linguagem e a confiança são diferentes. Esse trabalho vem fazendo com que consigamos diminuir os índices de doenças sexualmente transmissíveis no município”, destaca Wendy Carolina, coordenadora do Programa Saúde na Escola em Sena Madureira.

Antônio Neto, coordenador do programa, comemora os avanços do “Se Liga Aí”. “Estamos acompanhando essa primeira experiência fora da escola. São jovens que decidiram ajudar outros jovens. Nosso sentimento é de muita satisfação com esses resultados.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter