Schwarzenegger agradece presença de Binho Marques na Cúpula de Governadores da Califórnia

Acre obteve importante avanço  a partir do encontro que reuniu lideranças  políticas no debate sobre  mudanças climáticas globais

 

binho_no_estados_unidos.jpg

Carta de Schwarzernegger é reveladora do engajamento de importantes lideranças no contexto das mudanças climáticas (Foto: Divulgação)

O governador da Califórnia (EUA)  Arnold Schwarzenegger,  enviou correspondência ao governador Binho Marques agradecendo a participação na 2ª Cúpula Global de Governadores que debateu, no mês de outubro passado, efeitos e mecanismos de enfrentamento às mudanças climáticas. "Estou mais que satisfeito com os acordos  que nós assinamos e os progressos que nós fizemos nesta cúpula, mas, como mais um bom trabalho, ainda há muito a ser feito", diz na carta o governador americano.

Clique aqui para ler a carta na íntegra

Marques e governadores da Amazônia e lideranças de outros continentes estiveram nos Estados Unidos no começo de outubro discutindo meios eficazes de mitigação dos impactos do aquecimento global. Marques participou de um dos painéis mais importantes do encontro, utilizando-se da grande evolução do Acre para mostrar a viabilidade do projetos de desenvolvimento sustentável em andamento no Estado.  "Dez anos atrás, povo acreano fez opção por um projeto de governo declaradamente voltado para a valorização da floresta e a construção de um projeto de desenvolvimento sustentado. Hoje já colhemos os primeiros resultados dessa decisão popular. Melhoramos nossos indicadores sociais – e me permitam apenas um exemplo: nestes dez anos, saímos do último lugar entre os 27 estados brasileiros para ficar entre os 10 melhores colocados no ranking do Ministério da Educação. Buscando qualidade de vida para os povos da floresta, elegemos a proteção e o uso inteligente da floresta como o desafio fundamental", afirmou Binho na ocasião.

Para Arnold Schwarzenegger, "a mudança climática é o número do desafio ambiental dessa geração e é um que nós deveremos superar em nome das gerações futuras". "Eu não tenho dúvida de que podemos fazê-lo -uma impressão de que você provavelmente compartilha depois de ver toda a ação na cúpula -e que podemos  de uma forma que não só melhora o ambiente global mas também melhora nossa economia global".

p1000303.jpg

A partir desse encontro na Califórnia, o Governo do Acre passou a ser signatário do Memorando de Entendimento com os Estados Americanos da Califórnia, Illinois e Wisconsin (Foto: Divulgação)

A partir desse encontro na Califórnia, o Governo do Acre passou a ser signatário do Memorando de Entendimento com os Estados Americanos da Califórnia, Illinois e Wisconsin, e com isso se habilita a receber recursos para financiar sua política de pagamento por serviços ambientais através de mecanismo como o de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD).  Para Marques, a remuneração pelo não desmatamento tem que se tornar uma realidade. "Esse encontro consolidou a posição dos governadores do Brasil, Indonésia e Estados Unidos nesse sentido. No caso do Acre, esses mecanismos iriam consolidar uma política que já estamos adotando, que é o de garantir a remuneração e o apoio para que aqueles que vivem na floresta possam mantê-la preservada", afirmou, ainda na Califórnia, o governador acreano.

Pela atual política ambiental, o Governo do Acre  desenvolve iniciativas de recompensa  como o Programa de Certificação da Produção Familiar, onde produtores familiares assinam  um acordo com o Estado  se comprometendo a recuperar áreas alteradas, regularizar o passivo ambiental e abrir mão do uso do fogo na agricultura e, em troca, lhe são  apresentadas  alternativas e recursos para que a produção se torne sustentável: mecanização, acompanhamento técnico, planejamento estratégico com análise de potencialidades produtivas, auxílio para a implantação de roçados sustentáveis e tecnologias para recuperação de áreas degradadas. Quem adere ao programa recebe   pagamento de bônus, um estímulo que o Governou criou para oferecer melhores condições aos produtores. Atualmente, mais de 860 produtores já aderiram ao programa no Acre. No encontro na Califórnia, participam lideranças, gestores e autoridades de mais de 60 estados, províncias e cidades de todos os continentes do mundo.

A carta de Schwarzernegger é reveladora do engajamento de importantes lideranças no contexto das mudanças climáticas.  "Hoje, como o setor econômico ´verde´ é um dos poucos que continua a crescer, protegendo nosso meio ambiente significa proteger a nossa economia. Na Califórnia, eu consigo um lugar sentado na primeira fila para mostrar que todos os dias, e eu posso dizer a você, para um fato que há muito mais oportunidade econômica mundial no combate ao aquecimento global do que há um risco econômico", observa o governador americano. E completou, comparando a questão a um jogo de futebol que não pode ser interrompido e tem de ser visto por todo o mundo: "Continuo muito animado e otimista sobre o futuro desse esforço, e eu apreciei a sua estada lá para nos ajudar a passar a bola para o centro do campo".

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter