Saúde vai realizar cirurgias de laqueadura em Sena Madureira

Estrutura do Hospital João Câncio Fernandes vai ser usada para cirurgias de laqueadura (Foto: Leônidas Badaró)

O Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), juntamente com a Secretaria de Saúde de Sena Madureira e a equipe do Hospital João Câncio Fernandes, realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma reunião de alinhamento técnico do programa de planejamento familiar.

Durante a reunião, foi discutida a atuação dos profissionais de saúde no município no planejamento reprodutivo, principalmente no que diz respeito à orientação às pacientes que desejam fazer a laqueadura, procedimento que é amparado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos métodos contraceptivos. A proposta é usar a estrutura do hospital do município e começar a realizar o procedimento.

O gerente do Dape, João Paulo Silva, ressalta o fortalecimento da parceria com a equipe gestora da unidade de saúde e prefeitura. “Sena Madureira agora está com o foco de organizar esse fluxo na atenção básica e encaminhar as pacientes que optam pela escolha de laqueadura, um dos métodos que o planejamento reprodutivo oferece. Vamos discutir a implantação desse serviço no município pelo Hospital João Câncio Fernandes, já que temos estrutura no municipio.”

Bruna Monteiro,  representante da Secretaria de Saúde de Sena Madureira, ressalta que o encontro foi um pedido da própria prefeitura. “Estamos saindo muito satisfeitos da reunião. Discutimos sobre a parceria para a realização de laqueaduras e esperamos que ainda neste mês possamos solicitar que as mulheres que estão aguardando o procedimento realizam os exames e assim que o hospital for habilitado passem pela cirurgia”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter