Saúde reinicia atividades do Programa Opera Acre com cirurgias ginecológicas em Senador Guiomard

Beneficiando 12 pacientes que aguardavam em fila da espera para cirurgias ginecológicas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), retomou as atividades do programa Opera Acre, neste sábado, 4, no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard.

As pacientes são moradoras de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Capixaba, Acrelândia e Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

A vice-governadora Mailza esteve presente na ação reforçando, junto a pacientes e servidores, o compromisso da gestão em zerar a demanda reprimida por cirurgias em todo o estado.

“Cuidar das pessoas é a meta do governador Gladson Cameli e, também, a minha. A saúde está no topo de nossas prioridades. Por isso, não pouparemos esforços para realizar esses mutirões de cirurgias e garantir qualidade de vida a toda população”, declarou.

A vice-governadora Mailza esteve presente na ação. “O compromisso é zerar as filas de cirurgia”, disse. Foto: Odair Leal/Secom

Ao lado da vice-governadora, os secretários de Estado Alysson Bestene e Jonathan Donadoni, os deputados estaduais Adailton Cruz e Michelle Melo, o vice-prefeito de Senador Guiomard, Ney do Miltão, e o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Sandrão, também prestigiaram o início das atividades.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, administrar as filas de cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande desafio, em função de toda a estrutura necessária, mas com dedicação e planejamento é possível traçar objetivos.

“Vamos trabalhar para que ao final desses quatro anos não tenhamos mais filas de espera para cirurgias no Acre”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Vamos trabalhar para que ao final desses quatro anos não tenhamos mais filas de espera para cirurgias no Acre. Agradecemos a confiança do governador e da vice-governadora e esperamos retribuir, oferecendo saúde de qualidade ao povo acreano”, disse.

Dentre os procedimentos cirúrgicos, foram realizadas três histerectomias abdominais, cinco laqueaduras e quatro curetagens. Além de Senador Guiomard, as pacientes são moradoras de Plácido de Castro, Capixaba, Acrelândia e Rio Branco.

Paciente Sônia Rodrigues momentos antes de realizar a laqueadura. Foto: Odair Leal/Sesacre

Sônia Maria Rodrigues, de 37 anos, aguardava ansiosa pela cirurgia de laqueadura. “Eu tenho cinco filhos, e a minha última gestação foi de risco, tive hemorragia, muito perigoso. Então, estou feliz com o atendimento”, afirmou.

“Graças a Deus consegui minha cirurgia e todo esse sofrimento vai acabar”, disse Amélia Marques. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para a autônoma Amélia Marques, de 57 anos, a tão aguardada curetagem não poderia ser feita em melhor hora. “Há dois anos venho enfrentado essa enfermidade, sangramento e estou sentindo muitas dores. Mas, graças a Deus, consegui minha cirurgia e todo esse sofrimento vai acabar”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter