Saúde reforça necessidade de medidas de prevenção à covid-19

Após nova reunião para avaliação da situação de covid-19 no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), reforça a necessidade de se manter medidas de prevenção à doença para conter o aumento de casos.

Entre as orientações, recomenda-se fazer o uso de máscaras em locais fechados e conservar outros cuidados, como manter distanciamento, higienização das mãos, uso do álcool em gel, higienização dos ambientes e isolamento de casos suspeitos ou confirmados.

Saúde reforça necessidade de manutenção de medidas de prevenção à covid-19. Foto: Aveliny Castro/Sesacre

No Brasil, nos últimos sete dias, foi registrada uma média móvel de 54.695 casos diários de covid-19, um aumento de 30% em relação às semanas anteriores. No Acre, nesta quinta-feira, 30, o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre informou novo aumento no número de casos. A situação é considerada estável, mas o Estado segue atento e mobilizado para conter o avanço do vírus transmissor da covid.

Na próxima semana, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 deverá se reunir para reavaliar a situação, e deliberar sobre novo plano de ação, caso necessário.

Atendimento

Atualmente, na Rede Estadual o Saúde, o atendimento aos casos de covid continua garantido de forma contingenciada. A UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, é a unidade de referência que dispõe de leitos de retaguarda para internações.

Como parte do esforço no combate à pandemia de covid 19, no ano de 2020 o governo do Acre investiu em uma nova unidade hospitalar para atender pacientes com o coronavírus. Construído em tempo recorde, o Hospital de Campanha de Rio Branco foi inaugurado em junho daquele ano, com a oferta de cem novos leitos de enfermaria. O investimento, de R$3 milhões, foi proveniente de recursos do Ministério da Saúde.

Com situação ainda estável, UPA do Segundo Distrito de Rio Branco é a unidade de referência para atendimento aos casos de covid-19 no estado. Foto: Odair Leal/Secom

O Acre foi um dos poucos estados do país que decidiu por uma estrutura permanente, que depois da pandemia pudesse continuar sendo utilizada.

Prevenção

Embora tenha havido um aumento de casos, não houve elevação do número de internações por covid-19. “O que é fruto da insistência na vacinação”, avalia o chefe do DVS, Gabriel Mesquita. De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde (MS), até hoje, no Estado do Acre, foram aplicadas mais de 1,4 milhão de doses da vacina contra a doença.

Atualmente, a quarta dose está liberada para o público acima de 40 anos que tenha tomado a dose de reforço há mais de quatro meses.

No que se refere à vacinação, é papel do Estado viabilizar a compra e distribuir as vacinas. Ciente das particularidades da região, o governo do Acre reforça a ação no âmbito dos municípios. “Além receber e distribuir a vacina, a gente conseguiu melhorar muito a rede de distribuição para todos os municípios. Assim que a vacina chega é distribuída, e além disso damos todo suporte técnico, com capacitação e fazendo algumas ações, como mutirões, indo aos municípios que nos pedem apoio para realizar ações. Então o Estado está envolvido totalmente na execução da vacinação também”, enfatiza Gabriel Mesquita.

Prevenção na Escola

Na rede estadual de ensino, a  orientação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é para que escolas estaduais permaneçam seguindo o protocolo das medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde para os casos de covid que forem confirmados, suspendendo gradualmente por sala, por turno, fazendo o monitoramento.  Existe uma sequência a ser seguida e as escolas têm essas orientações.

A partir daí, diante da necessidade de suspensão de mais turmas, de um turno inteiro ou das aulas, a escola tem autonomia para avaliar e decidir a melhor estratégia, inclusive solicitar a desinfecção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter