Saúde reduz e reorganiza atendimento ambulatorial como medida de segurança 

Uma das principais medidas de prevenção contra a Covid-19 é evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) deve, a partir desta semana, reorganizar os atendimentos ambulatoriais na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). A medida é uma forma de impedir que o novo coronavírus se propague no estado.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, alguns atendimentos e cirurgias eletivas serão suspensas por 10 dias, podendo ser prorrogada a suspensão de acordo com o cenário. 

“Vamos manter por enquanto oncologia, nefrologia e os pacientes de pós-operatório, pois esses pacientes não podem ficar desassistidos.  Agora aqueles pacientes eletivos podem esperar um pouco, pois o momento é de se evitar aglomerações”, enfatizou a secretária adjunta Paula Mariano. 

Atendimento ambulatorial da Fundação Hospital do Acre será reduzido por medidas de segurança Foto: Diego Gurgel/Secom

As ações que estão sendo tomadas estão de acordo com o plano de contingência da Sesacre para a Covid-19 e, também, com o Decreto 5.465, de 16 de março de 2020. Paula Mariano destaca que o momento é de prevenção e de pensar no melhor para todos. 

“Nós temos que pensar nos profissionais, que caso aumentem os casos da Covid-19 no nosso estado a gente precisa ter toda essa estrutura de pessoal, leitos e materiais disponíveis”, explicou a secretária.   

Corroborando a fala da secretária, o médico infectologista Thor Dantas, referência sobre o coronavírus no estado, salienta que esse é um momento de diminuir o contato entre as pessoas. 

“Evitar aglomerações ao máximo. Esse não é um momento de ir para ambulatório resolver problemas que podem esperar. O momento agora é de cuidarmos e de diminuir a transmissão de um para os outros, então deixe apenas quem realmente precisa ir ao ambulatório”, enfatizou o médico infectologista Thor Dantas. 

Médico infectologista, Thor Dantas, pede que as pessoas procurem ambulatória apenas se extremamente necessário

Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre)

Devido o grande aglomerado de pessoas na Fundhacre, a secretária de Assistência à Saúde, Paula Mariano, fala ainda que serão reorganizados os atendimentos e outra logística estabelecida para que diminua a possibilidade de contaminação. 

“Devemos diminuir o atendimento ambulatorial. Eu peço também às pessoas que não tiverem urgência no atendimento que remarquem sua consulta. A logística será estabelecida hoje”, explicou a secretária adjunta Paula Mariano. 

Unidades que permanecem atendendo normalmente:

  • Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon);
  • Hospital Dia; 
  • Hospital do Câncer do Acre (Unacon). 

Outras unidades

As outras unidades de saúde devem funcionar dentro dos critérios de urgência e emergência, ainda assim a secretária de Assistência à Saúde da Sesacre pede, encarecidamente, que as pessoas tenham consciência e não se precipitem ao buscar as unidade e causar superlotação. 

“A gente pede que só vá ao hospital quem realmente necessita, agora, nesse momento. Se der tempo de remarcar, mesmo na oncologia, e puder esperar, sugiro que remarque. Se não for uma coisa urgente, espere um pouquinho”, pede a secretária e médica Paula Mariano. 

A secretária faz um apelo: “Qual a nossa função agora? Evitar que esse vírus de propague no nosso estado. E a gente só vai conseguir evitar se nós não estivermos aglomerados. Então, eu penso que não pensemos só na gente, mas nos outros também”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter