Saúde realiza roda de conversa com jovens de centros socioeducativos

Como forma de universalizar aos adolescentes a conscientização sobre a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), foi realizado na tarde da última terça-feira, 13, uma visita técnica ao Centro Socioeducativo Aquiry.

O convite para a roda de conversa partiu do gabinete da vice-governadora, Nazareth Araújo, que desenvolve o projeto Som da Liberdade, com jovens de 12 a 20 anos, que cumprem medidas socioeducativas em unidades do estado.

O gerente da divisão de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), Antônio Neto, explicou para os jovens quais as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejável. “É importante falar desse tema com esses jovens, já que em breve eles estarão de volta a sociedade e quando voltarem eles irão estar mais orientados em relação as práticas de prevenção”, destaca Neto.

O projeto

Criado pela vice-governadora do Acre, O Som da Liberdade surgiu em 2015 com o objetivo de levar cultura, por meio da música a jovens que cumprem medidas socioeducativas. O projeto realiza ainda, rodas de conversas com os jovens abordando tema distinto como prevenção de doenças, violência e outros temas importante da sociedade.

“São temas assim que eles irão levar como aprendizado não apenas no centro socioeducativo, mas para o resto de toda a vida”, diz Elildo dos Santos, coordenador do Som da Liberdade.

Vários parceiros contribuem para o desenvolvimento do projeto, como a Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), Fundação Elias Mansour (FEM), Movimento de mulheres Camponesas (MMC), Ministério Público do Acre (MPAC), entre outros.

Ainda neste ano serão realizadas mais três visitas ao centro socioeducativo Aquiry. sendo que próxima está prevista para a próxima semana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter