Saúde realiza capacitação sobre Método Canguru a profissionais da Atenção Básica do Baixo Acre

Cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e psicólogos da regional do Baixo Acre, participam nesta terça e quarta feira, 22 e 23, do curso Método Canguru na Atenção Básica – Cuidado Compartilhado, em Rio Branco. A oficina é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde da Criança (Nucsc) e do Departamento de Atenção Primária em Saúde (Daps).

Capacitação é realizada no auditório do Sebrae, em Rio Branco. Foto: Cássia Veras/Sesacre

A qualificação do atendimento ao recém-nascido pré-termo (prematuro), ou de baixo peso após a alta hospitalar, e a integração da equipe da Atenção Básica com a equipe da unidade neonatal, buscando oferecer ao bebê e à sua família cuidados e orientações frente às necessidades que surgem, a partir de sua ida para casa, são alguns dos objetivos da capacitação.

“Visamos contribuir para um menor índice de mortalidade em prematuros, pois sabemos que esses pacientes tendem a ter a saúde mais frágil. Quando a equipe da Atenção Básica é fortalecida e tem um conhecimento mais amplo, ela sabe acompanhar, reconhecer sinais de riscos e fazer os encaminhamentos coerentes”, destacou a chefe da Divisão de Ações Programáticas Estratégicas da Sesacre, Silva Helena de Araújo.

Maria Teresa Mont’Alverne é referência técnica do Programa Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA). Foto: Cássia Veras/ Sesacre

Maria Teresa Mont’Alverne é referência técnica do Programa Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) e salientou a importância do curso. “Nossa contribuição, enquanto Atenção Primária, é uma continuidade do acompanhamento que os bebês receberam na maternidade. Essa qualificação que a Sesacre está oferendo é de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde oferecidos à população”, reforçou.

Método Canguru

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido e sua família. Este método compreende etapas em que a equipe de profissionais da unidade neonatal deve estar preparada para oferecer um atendimento qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter