Saúde realiza capacitação nutricional em Plácido de Castro

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do núcleo de Alimentação e Nutrição, realiza a qualificação nutricional na atenção primária para os profissionais de Plácido de Castro. As atividades começaram na terça, 15, e se encerram na sexta-feira, 18.

Profissionais de saúde de Plácido de Castro durante a qualificação Foto: cedida

O núcleo Materno-Infantil faz parte das políticas e programas estratégicos, assim como o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina, o aleitamento materno, o guia alimentar e a nova caderneta de saúde da criança. Todas as ações buscam promover o bem coletivo dos brasileiros, especialmente das crianças.

“A promoção do aleitamento materno deve ser rotina em todas as unidades básicas de saúde, bem como o programa de suplementação profilática de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade, por não atingir, pela alimentação, a quantidade diária necessária para prevenir a deficiência da vitamina no organismo. A ação faz parte do programa já desenvolvido nos municípios do Acre”, enfatiza a nutricionista Deltirene Cardoso, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre.

Outro ponto apresentado durante a qualificação foi a importância da Caderneta da Criança, um instrumento para o acompanhamento e desenvolvimento na fase infantil, além do fácil acesso às informações básicas de cuidados, direitos e deveres de crianças e pais.

Durante os trabalhos, será realizada uma oficina, durante a qual serão entregues materiais de divulgação para auxiliar os técnicos da saúde com abordagens sobre o núcleo da atenção primária do Programa de Alimentação e Nutrição em Plácido de Castro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter