Saúde realiza capacitação do Sistema de Informações de Insumos no Juruá

13533156_1193609954004843_1184885689427106532_n
Foram capacitados de servidores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves técnicos do Distrito Especial Indígena (Foto: Cedida)

A Diretoria de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu entre os dias 23 e 30 de junho um treinamento sobre a implantação do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES), via web, para os servidores do Vale do Juruá.

O encontro, realizado no Centro de Educação Permanente (CEDUP) de Cruzeiro do Sul, teve como público alvo os servidores das gerências de endemias de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e técnicos do Distrito Especial Indígena, que irão trabalhar em parceria com a secretaria.

A equipe pôde esclarecer dúvidas sobre o sistema por meio de atividades práticas e teóricas aplicadas durante o treinamento de maneira didática, permitindo que todos conhecessem o sistema.

De acordo com o interlocutor do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP) da Malária no Acre, Dorian Jinkins, o objetivo do treinamento é enfatizar a importância da inclusão do sistema no estado.

Ele ressalta que antes o controle do estoque dos insumos estratégicos (medicamento e praguicida) era feito em planilhas do Excel, praticamente de maneira manual.

Aplicações do SIES

O objetivo geral do SIES é agilizar, facilitar e aprimorar o abastecimento de insumos estratégicos, por meio da gestão eficiente dos processos de recebimento, distribuição e acompanhamento de estoques dos insumos estratégicos providos pela Secretaria de Vigilância em Saúde (MS).

“Com o SIES é mais seguro. Por meio dele, teremos o controle real do estoque dos insumos. Qualquer problema com relação aos lotes com atraso, por exemplo, teremos maior domínio. Além disso, o sistema permite ainda que a organização seja maior e, assim, teremos o controle na distribuição e recebimento dos insumos, evitando perda e desperdício”, enfatiza Jinkins.

O treinamento aplicado pela diretoria de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias foi realizado por meio da Sesacre, em parceria com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá (DSEI-ARJ/SESAI).