De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Acre não apresentou nenhum caso de sarampo em 2019, diferente de outros estados em que a incidência da doença é preocupante.
A vacinação é a melhor forma de prevenção contra o sarampo. Neste mês de outubro, está sendo realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacina tem como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos de idade.
Os pais precisam estar conscientes sobre a importância de imunizar os filhos. Segundo a gerente do Programa Nacional de Imunização, Renata Quiles, a falta de adesão dos pais é preocupante.
“Ainda temos cerca de 15 mil crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, sem vacinar. Notamos que os pais ainda não entenderam quais os riscos que os filhos deles estão correndo”, disse Renata.
É válido ressaltar que são apenas duas as formas de imunização contra o sarampo, por meio da própria doença ou da vacina. “Para nossas crianças menores de cinco anos de idade, se elas se deparam com a doença, são poucas as chances de sobrevivência, por isso a importância da imunização”, frisou a gerente.
O estado também disponibiliza a vacina contra a poliomielite. Mesmo sem registros de casos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) solicitou a disponibilização da vacina ao MS.