O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), inicia o atendimento ambulatorial pré-cirúrgico para mutirão de cirurgias no Alto Acre.
Durante toda a semana a Saúde vai realizar o atendimento das pessoas que participam do mutirão de cirurgias ginecológicas nessa região, que compreende os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.
A campanha faz parte da retomada das cirurgias eletivas no estado, que, por conta da pandemia de covid-19, desde 2020 estavam represadas, e agora, com o recuo do coronavírus, podem voltar a acontecer.
O objetivo do governo é zerar as filas para esses atendimentos, visto que grande parte da população está há muito tempo esperando a realização dessas operações.
Shirley Nascimento, chefe da Regulação de Cirurgias do Estado do Acre, explica que as cirurgias serão realizadas entre a próxima sexta-feira, 6, e domingo, 8.
“Estamos fazendo o atendimento ambulatorial durante a semana. A partir disso, vamos montar o mapa de como serão as cirurgias durante os dias de mutirão. Vamos atender todos os cinco municípios que compõem o Alto Acre”, conta.
Os pacientes que vão passar por cirurgia já passaram pela triagem e classificação de atendimento. Dessa forma, já estão regulados pelo Complexo Regulador Estadual da Sesacre.