A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realizou, nesta quinta-feira, 11, a 1ª Mostra Científica do Hospital-Geral das Clínicas de Rio Branco, um marco para o fortalecimento da pesquisa e da produção de conhecimento no Pronto-Socorro da capital.
O evento reuniu acadêmicos, profissionais de saúde, pesquisadores, parlamentares e representantes da comunidade científica, consolidando o Pronto-Socorro como um espaço ativo de pesquisa e inovação e valorizando os estudos que nascem da prática diária de quem atua na linha de frente do atendimento.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Pronto-Socorro, Quíria Ribeiro, destacou que a intenção é marcar um compromisso e deixar claro o papel do Pronto-Socorro no cenário da ciência: “A pesquisa não está apenas nos laboratórios, ela acontece nos corredores deste hospital, onde vidas são salvas todos os dias”.
Para a coordenadora de Ensino e Serviço da Sesacre, Ana Flávia Rodrigues, a mostra representa mais uma conquista para o Estado, fortalecendo a parceria entre saúde e educação, especialmente neste momento em que se inicia a Escola de Saúde Pública do Acre: “Vamos fortalecer cada vez mais essa integração e teremos mais mostras científicas futuramente”.

A angiologista e cirurgiã vascular Ângela Magalhães ressaltou: “A pesquisa é parte da assistência. Muitas vezes achamos que são áreas separadas, mas não existe evolução no cuidado ao paciente sem pesquisa científica”.
A profissional ainda destacou que eventos dessa natureza propiciam conhecer melhor a unidade, entender os gargalos e buscar formas de melhorar. “O Pronto-Socorro é campo de prática para alunos de diversas áreas, como medicina, enfermagem, fonoaudiologia e fisioterapia. É um celeiro fértil para o desenvolvimento desses futuros profissionais, que precisam perpetuar uma prática baseada em evidências”, analisou.
Entre os participantes, a acadêmica de medicina Kethely Cruz afirmou: “Esses eventos são muito importantes para adquirir conhecimentos que vamos utilizar na nossa jornada acadêmica e também profissional, tanto nas práticas quanto nas pesquisas que realizamos durante a faculdade”.
A Mostra representa um importante avanço na integração entre ensino, pesquisa e assistência, estimulando a produção científica na rede pública e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do atendimento prestado à população acreana.










