Saúde pública do Acre caminha para zerar cirurgia de urologia

Equipe da Saúde participou de reunião com Tião Viana neste sábado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Equipe da Saúde participou de reunião com Tião Viana neste sábado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais uma boa notícia para o Acre: a saúde pública caminha para zerar cirurgias de urologia no estado. A informação positiva foi passada pelos representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ao governador Tião Viana, durante agenda realizada na Casa Civil, neste sábado, 27.

De acordo com a superintendente do Hospital das Clínicas, Juliana Quinteiro, a ideia é ampliar os serviços já existentes e o quadro profissional com a vinda de médicos de outros estados para agilizar as cirurgias da urologia. “Com isso, o paciente ficará menos tempo na fila. Nós já possuímos todo o material da urologia e firmamos uma parceria com os médicos que serão responsáveis pelas cirurgias”, acrescentou a enfermeira.

O secretário de Saúde, Armando Melo, contou que reduziram o número de pacientes utilizando sondas. “Nós estamos avançando, fizemos agora um mutirão que resultou na realização de 48 cirurgias de urologia em apenas 15 dias. Nosso objetivo é trabalhar o principal princípio básico em respeito às pessoas”, disse Melo.

Para Tião Viana, o objetivo do governo é avançar nas implementações e resultados e na expansão do número de cirurgias, além da aquisição de novos materiais.

Projeto Sonda Zero

Por meio do projeto “Sonda Zero”, que propõe eliminar o uso da sonda, o Hospital das Clínicas é o único órgão no estado responsável por realizar a cirurgia urológica. O procedimento cirúrgico é referência para todo o estado e também vem atendendo o Amazonas e Rondônia. O fluxo de pacientes que chegam na unidade à procura da cirurgia é muito considerável.

Na ocasião, os gestores trataram ainda de outras demandas, como os 20 transplantes realizados só este ano, além dos diversos mutirões que estão sendo realizados em Senador Guiomard, que até então, tinha leitos ociosos e hoje recebem pacientes para realizarem diversas cirurgias como hérnia e laqueadura, com atendimento 24 horas de domingo a domingo.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter