Saúde promove oficina sobre testes rápidos e medicação para prevenção e tratamento do HIV

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promove nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, em Rio Branco, uma oficina de capacitação sobre testes rápidos e profilaxias de pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, com profissionais e acadêmicos de Enfermagem.

Participam profissionais e estudantes de enfermagem. Foto: Odair Leal/Sesacre

O objetivo macro é ampliar o acesso a esses serviços na Rede Pública de Saúde. De acordo com o enfermeiro e responsável técnico pela capacitação, Jozadaque Beserra, as oficinas colaboram para a atualização e habilitação dos profissionais na coleta, manejo, armazenamento e descarte de testes rápidos.

“É uma ferramenta que temos para tentar identificar os casos e realizar a conduta prévia para o tratamento. Quanto à PrEP e à PEP visionamos expandir ainda mais o atendimento nas unidades de Saúde. Esperamos que, com essa ampliação, os usuários tenham mais oportunidades de acesso na Rede”, disse.

O enfermeiro e chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, Jozadaque Beserra. Foto: Odair Leal/Sesacre

Entre os participantes estão os servidores do Núcleo de Saúde do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE-AC), acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio Unimeta e profissionais da Atenção Básica de Saúde, em Rio Branco.

“A capacitação é importante para nos atualizar e evitar que entremos no automático. Com isso, diminuímos os erros. A testagem-rápida faz parte do processo de internação do adolescente, e como Estado, somos responsáveis pela saúde e bem-estar dos menores”, declarou o enfermeiro do ISE, Damião Serra.

Servidores do Núcleo de Saúde do ISE também buscaram a atualização. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para Pedro Macedo, enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Claudia Vitorino, a atualização é sempre o marco do Ministério da Saúde (MS).

Para Pedro Macedo, o usuário é o principal beneficiado com essas atualizações. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Todo o SUS é para o usuário. Entendo a importância de levar esse atendimento, de oportunizar as testagens e tratá-los [internos]. Também é importante trabalhar níveis de prevenção, por meio da orientação, evitando agravos e doenças. O profissional qualificado sempre será capaz de acolher, de forma adequada, o paciente. Então, quem vai ganhar, nesse sentido, é a população”, falou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter