Saúde promove oficina sobre classificação de risco obstétrico no Juruá

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Rede Cegonha, vinculada à  Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federação do Acre (Ufac), realizou, nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8, em Cruzeiro do Sul, a Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco. Participaram enfermeiros que atuam no serviço de pré-natal nas unidades hospitalares da Regional do Juruá.

Participaram enfermeiros que atuam no serviço de pré-natal nas unidades hospitalares da Regional do Juruá. Foto: cedida

A oficina faz parte do projeto de extensão do curso de Enfermagem da Ufac. De acordo com a professora Aline Sampaio, do curso de Enfermagem do Campus Cruzeiro do Sul, a capacitação tem como finalidade qualificar e sensibilizar os profissionais que trabalham na porta de entrada e classificação de risco obstétrico.

Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Elisama Lima, a parceria visa um atendimento eficaz e de qualidade à população. “O objetivo é a melhoria da assistência ao parto e nascimento, inclusive para a redução do índice de mortalidade materno infantil”, disse.

Ao final, os enfermeiros apresentaram propostas para a implementação do acolhimento com classificação de risco e obstetrícia nas suas unidades de origem. Foto: cedida

Ao final, os enfermeiros apresentaram propostas para a implementação do acolhimento com classificação de risco e obstetrícia nas suas unidades de origem. Alem dos de Cruzeiro do Sul, participaram profissionais dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó e Marechal Thaumaturgo.

ACCR

O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) é uma ferramenta de reorganização dos serviços de atenção obstétrica. Permite a identificação dos atendimentos prioritários, estabelece mudanças na forma e no resultado do atendimento do usuário do Sistema Único de Saude (SUS), um instrumento de humanização.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter