Saúde promove oficina para profissionais do Baixo Acre e Purus

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), organizou uma oficina para os profissionais e gestores municipais de saúde do Baixo Acre e Purus, com o objetivo realizar pactos e metas dos indicadores de saúde para 2022. O evento foi realizado na última quinta-feira, 24, no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-Ac), em Rio Branco.

Os principais pontos tratados foram a sensibilização dos participantes para a importância do monitoramento da saúde municipal, a realização dos pactos da meta dos indicadores para este ano, o esclarecimento sobre os indicadores do Previne Brasil, programa de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde e o monitoramento e avaliação do PlanificaSUS.

Participantes recebem orientações para atuar com os indicadores de saúde. Foto: cedida

A técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão do SUS na Sesacre, Patrícia Azevedo, ficou à frente da oficina, e explica que a uniformidade das informações é um instrumento importante para medir a situação da saúde pública.

“A estratégia de elencar indicadores de saúde e definir metas anuais é realizada há mais de 20 anos no Brasil. Esta oficina tem o objetivo de sensibilizar gestores e técnicos quanto à importância de avaliar seus resultados do ano anterior e se comprometer com metas factíveis de melhoria dos seus indicadores, considerando sua capacidade de gestão e a necessidade da população”, pontuou.

O evento foi voltado para  os profissionais que atuam na saúde municipal do estado. Foto: cedida

Além disso, Patrícia ressalta que os dados indicativos alcançam diversas áreas da saúde, desde informações sobre mortalidade materna, infantil, por doenças crônicas e de incidência de doenças, bem como indicadores de ações preventivas e curativas, entre outros.

O evento faz parte das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Gestão Estadual, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc); do PlanificaSUS do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que atua em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; da Sesacre e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Acre (Cosems-AC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter