Com o objetivo de capacitar gestores e técnicos que atuam nos municípios acreanos com o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizará a Oficina de Capacitação no Sistema de Gestão,l nos dias 12 e 13 de novembro, em Rio Branco.
Entre as condicionalidades do Bolsa Família na Saúde estão a garantia dos serviços da atenção básica, que visam ao cumprimento do calendário básico de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de sete anos, o seguimento do calendário de pré-natal da gestante, a assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional.
O monitoramento dessas ações no sistema de gestão do Programa Bolsa Família na Saúde possibilita os registros individuais da condição de saúde dos beneficiários.
A oficina é realizada por meio da Divisão de Alimentação e Nutrição (Divan) da Sesacre, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS). O encontro será das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.
O Bolsa Família faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que tem como objetivos erradicar a extrema pobreza no país, por meio da elevação da renda familiar per capita, da ampliação do acesso aos serviços públicos e da inclusão produtiva.