capacitação

Saúde promove encontro científico para falar sobre fibrose cística

O acompanhamento das crianças com fibrose cística é realizado em Rio Branco

Com o objetivo de capacitar os profissionais da Policlínica do Tucumã que atenderão crianças com fibrose cística, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Núcleo Saúde da Criança, promoveu o Encontro Científico em Fibrose Cística nesta terça-feira, 11, de forma online. A atividade teve como parceira a Vertex Pharmaceuticals Brazil, uma das empresas mais antigas em biotecnologia do país.

Encontro foi realizado de forma online. Foto: Cedida

A coordenadora estadual do Programa de Triagem Neonatal, Maísa dos Santos, explica que, atualmente, a rede acompanha seis crianças com fibrose cística, sendo a maioria da capital.

“Estamos organizando todo esse atendimento na Policlínica do Tucumã, por ser a unidade-referência para o atendimento à criança de alto risco, tendo uma equipe de multiprofissionais para o acompanhamento da criança com fibrose cística”, explicou.

A fibrose cística é uma das doenças hereditárias diagnosticadas pelo teste do pezinho, considerada grave e que afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, podendo levar à infecção crônica, à lesão pulmonar e ao óbito por disfunção respiratória.

Maísa dos Santos destaca que as crianças com esse diagnóstico precisam ter um acompanhamento contínuo, inclusive na fase adulta, e mesmo as famílias que não residem na capital também têm acesso a esse acompanhamento por meio do contato entre médico e familiar, sendo referenciados à Rio Branco quando necessário.

“Por se tratar de uma doença rara, essas crianças necessitam de um serviço de referência, organizado com equipe multiprofissional capacitada para oferecer o melhor atendimento a cada criança”, destacou.