A capacitação da equipe multiprofissional de saúde é essencial para a eficácia do processo de aprendizado, do atendimento e do bem-estar dos cidadãos. Buscando aprimorar a qualidade da assistência e a forma de acolhimento dos pacientes nas unidades de saúde, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem oferecido periodicamente treinamentos aos seus profissionais.
Por isso, a partir do sábado, 30, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos e psicólogos, entre outros profissionais da atenção hospitalar e atenção primária de saúde dos municípios da Regional do Alto Acre, receberão capacitações voltadas para o atendimento à criança: serão abordados temas que visam a oferta do cuidado qualificado e integral ao binômio mãe-bebê.
“Nos dias 30 de abril e 1º de maio, levaremos capacitação sobre atenção ao recém-nascido e suporte ventilatório; já nos dias 2 e 3 o tema será o Método Canguru, voltado para a equipe da atenção primária, abordando ações preconizadas pelo Ministério da Saúde que qualificam e humanizam o atendimento ao recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso. São temáticas de extrema importância”, destaca Priscylla Aguiar, chefe do Núcleo de Saúde da Criança do Departamento de Atenção Promaroa a Saúde (Daps).
As capacitações serão realizadas em Brasileia, no auditório do Hospital Raimundo Chaar e também no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), respectivamente.