O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) realizou nesta sexta-feira, 30, a 1ª Campanha de Sobrevivência à Sepse, doença que ocorre nos pacientes com infecções graves, caracterizada por um intenso estado inflamatório em todo o organismo. A atividade é alusiva ao mês do combate à sepse e faz parte da 1ª Jornada Científica do hospital.
Médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional da área de saúde participam da ação, realizada no auditório do Huerb.
O diretor da unidade, Fabrício Lemos, explica que a prevenção da sepse é essencial para os pacientes porque reduz riscos de óbitos intra-hospitalar, que registra índice de 60%.
“Estamos trabalhando aqui tanto a atualização dos protocolos de sepse como a manipulação dos pacientes. O resultado disso vai ser a melhoria no tratamento do paciente e, claro, a redução de óbitos”, completou Lemos.
Giovanni Casseb, médico especialista em clínica médica em Terapia Intensiva, ministrou palestra durante a atividade. “Este é um tema muito atual e abordado no mundo todo. Estamos tratando de protocolos que foram sistematizados pela Sociedade Americana e Europeia de Medicina Intensiva, que preconiza o tratamento desde o reconhecimento da sepse até o tratamento adequado”, detalhou o médico.
A sepse também é conhecida popularmente como infecção generalizada ou infecção no sangue. É desencadeada pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, principalmente bactérias ou vírus.