Saúde promove 1ª Semana Acreana de Luta Contra a Aids

Laço vermelho simboliza neste mês de dezembro o Dia Mundial contra a Aids

Com o objetivo de incentivar o uso do preservativo em todas as relações sexuais, bem como conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das doenças que mais mata no mundo, a AIDS, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove, de 27 de novembro a 1º de dezembro, a I Semana Acreana de Luta Contra a Aids com o tema “Use Camisinha”.

Durante toda essa semana, o prédio da Sesacre será iluminado com luz vermelha em alusão à campanha Dezembro Vermelho, que busca o enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis.

A campanha também busca combater o preconceito que os portadores de HIV (vírus humano de imunodeficiência) sofrem na sociedade por causa da infecção.

A solenidade de abertura será nesta segunda-feira, 27, às 8h30, no auditório do Ministério Público, nos altos da galeria Cunha, centro de Rio Branco. Na ocasião, será ministrada uma palestra sobre a importância do uso da camisinha e as novas tecnologias de prevenção combinada.

“O Ministério da Saúde disponibilizou 20 mil kits de testes rápidos extra para serem usados durante ações da Semana de Combate a AIDS no Acre.   Os 22 municípios foram mobilizados para fazerem suas campanhas, de acordo com a realidade local, e já estão recebendo os kits”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana.

Em 1º de dezembro é lembrado o Dia Mundial da Luta Contra AIDS. O dia foi instituído em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS.

“As atividades desenvolvidas nesse dia visam promover a troca de informações e experiências, bem como criar um espírito de tolerância social e incentivar novos compromissos com essa luta”, afirmou o coordenador da divisão de IST/Aids da Sescre, Nelson Guedes.

No Acre, a campanha é realizada pela Sesacre, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica/Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s/HIV/HV), Divisão de Educação em Saúde e Mobilização Social (DESMS) em parceria com a sociedade civil organizada.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter