Saúde participa de reunião sobre suicídio na Câmara de Vereadores

João Paulo Silva, diretor do DAPE, foi um dos representantes da Sesacre que participou da reunião (Foto: Júnior Aguiar)

Gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e representantes do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) participaram de uma reunião com vereadores e membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Rio Branco, na sala de reuniões da Câmara, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas à prevenção do suicídio.

Também estiveram presentes representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades) e membros da sociedade civil organizada.

A reunião foi parte do desdobramento da audiência pública realizada na última terça-feira, 12, no mesmo local. “O objetivo é fazer um diagnóstico preciso de como está a nossa Rede de Assistência Psicossocial, a fim de atender as necessidades reais da população”, esclareceu o vereador Jakson Ramos.

Segundo o gerente do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos da Sesacre, João Paulo Silva, o convite para participar da reunião foi oportuno.

“Nós precisamos ofertar o melhor para os usuários da saúde pública do nosso estado. Juntos podemos construir esse movimento para executar as políticas públicas para oferecer uma saúde ainda melhor a todos”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Huerb, Andreia Vilas Boas, apresentou os dados mais recentes sobre tentativas de suicídio registradas na unidade e destacou a importância do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, que está em fase de construção.

“Os números de tentativas de suicídio têm aumentado nos últimos meses, o que é preocupante. Temos nos mobilizado para finalizar o plano, para que assim possamos trabalhar mais ativamente com a prevenção e o tratamento desse problema”, enfatizou.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter