Saúde participa de encontro sobre elaboração de projeto voltado para o SUS

Ocorreu em São Paulo o I Encontro Nacional do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS – DGPSU, do qual participou uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), nos dias 19 e 20.

Preocupada em garantir qualidade aos serviços prestados, também participou da programação a secretária de Assistência à Saúde, Paula Mariano. O projeto tem como objetivo trabalhar a construção e implementação de intervenções que realmente transformem os contextos reais.

Vinte e cinco profissionais  participam da qualificação na área de preceptoria e gestão que ocorre até março de 2020 Fotos: Cedidas

Segundo a técnica da Divisão de Ensino e Pesquisa, Taynana Soares, 25 profissionais  participam da qualificação na área de preceptoria e gestão, que ocorre até março de 2020. Ela informou que o Acre tem quatro projetos a serem implementados.

“O produto dessas qualificações tem como objetivo realizar  intervenções em cada local de acordo com a realidade, nesse sentido, o Acre tem quatro projetos a serem implementados que são  resultados de duas qualificações: curso de especialização e outro de aperfeiçoamento”, destacou a técnica Taynana Soares.

Os  profissionais participantes do projeto fazem parte do quadro da Universidade Federal do Acre, da Secretaria Municipal de Saúde e da Sesacre.

Ainda de acordo com a técnica Taynana Soares, a estratégia é envolver os gestores de cada região do Brasil para que, assim, se sintam  participantes deste projeto. “Que eles apoiem os projetos da sua região. Então, a doutora Paula veio participar para conhecer mais de perto e apoiar a execução dos projetos, que se dará em  2020”, explicou.

Residência e Saúde

A qualificação em Residência e Saúde também faz parte do projeto em que o Acre trabalha com três tipos de residência. “A gente trabalha com uma multiprofissional em Saúde e Comunidade, uniprofissional que é de enfermagem e obstetrícia e residência de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explicou.

Tal especialização, segundo a técnica, potencializa a qualidade dos serviços de saúde. “Uma vez que esta  especialização possui em média 80% da sua carga horária no serviço. Se tornando assim uma especialização diferenciada, devido a sua grande carga horária da parte prática”.

Os programas de residência são uma parceria com a Universidade Federal do Acre que oferta o espaço para as aulas práticas e disponibiliza os docentes, já o Estado disponibiliza os profissionais para serem os preceptores dos residentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter