Políticas públicas voltadas para a pessoa idosa

Saúde participa da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) participa da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, que será realizada nesta sexta-feira, 20, das 08h às 17h30, no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao).

Durante a conferência os idosos vão falar sobre as propostas que foram apresentadas nas etapas municipais, que contemplam vários eixos como a educação, assistência social, cidadania e saúde.

“Esses eixos vão ser apresentados e votados pelos participantes onde o público-alvo são os idosos. Eles vão votar essas propostas para a elaboração de um plano estadual para a efetivação das políticas públicas dos direitos do idoso no Estado”, explica Ana Cristina Miranda, responsável pela saúde da pessoa idosa na Sesacre.

As indicações que vieram dos municípios para o eixo da saúde, que é a efetivação da Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa, são voltadas para a promoção, prevenção e recuperação da saúde do idoso.

Dentre as propostas estão a criação de serviços, implementação de alguns serviços já existentes e a promoção, pois o eixo da saúde é voltado para o envelhecimento ativo e saudável.

Dentre as propostas estão a criação de serviços, implementação de alguns serviços já existentes e a promoção, pois o eixo da saúde é voltado para o envelhecimento ativo e saudável Foto: Divulgação

“Os idosos gostariam de ter melhorias nessa área da saúde principalmente à parte da recuperação, assistência nas unidades de saúde, na questão da humanização dos serviços, agilidade na questão das cirurgias e internações por serem suscetíveis a adquirirem outras doenças como a pneumonia. Então os idosos apresentaram essas necessidades e esse é o momento de ouvi-los e votar, para que sejam efetivadas as políticas públicas principalmente na área da saúde”, pontua Ana Cristina.

O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, representado por Ednilza Antonina da Rocha e pela Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Política para Mulheres (SEASDHM).

O tema visa discutir desde os direitos fundamentais como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, educação até o enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e o papel dos conselhos de direito.

Etapas

As conferências ocorrem em três etapas. A primeira foi realizada junto aos municípios do estado, que também fizeram suas discussões e eleições de delegados para participar da segunda etapa que é a estadual. Já a terceira etapa será durante a conferência nacional em Brasília (DF).

A conferência tem o apoio de vários órgãos do estado e participação e colaboração da sociedade civil.