Saúde orienta municípios a manter medidas de prevenção e controle do sarampo

O Alerta Epidemiológico enviado aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), orienta que as cidades se atentem quanto à necessidade de manter ativas as ações de vigilância, medidas de prevenção e controle do sarampo.

“O vírus se mantém ativo em outros estados brasileiros e a melhor e única forma de evitar a sua entrada no estado é mantendo em 95% a cobertura vacinal da tríplice viral, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou a chefe do Núcleo das Doenças Imunopreviníveis, Renata Meireles.

De acordo com o documento, enviado aos municípios nesta quarta-feira, 10, no Acre os últimos casos confirmados de sarampo ocorreram em 2000, quando foram registrados 11 casos. Sendo 3 deles em Acrelândia, 1 em Mâncio Lima, 1 em Plácido de Castro e 6 em Rio Branco, e todos foram confirmados por critério laboratorial, conforme protocolo.

Desde de 2019, apesar do risco iminente da entrada do sarampo no estado, ocorreu uma diminuição no número de notificações comparado ao ano de 2018 que, de acordo com o alerta, “demonstra baixa sensibilidade e fragilidade na detecção de casos suspeitos. Diante do cenário epidemiológico nacional as equipes de saúde necessitam estar alertas e sensíveis a possíveis casos suspeitos de sarampo no estado, para agir em tempo oportuno com medidas de prevenção e controle pertinentes”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter