no interior

Saúde leva atendimentos com especialistas à população do Juruá

Visando levar atendimento médico especializado e exames de apoio diagnóstico aos pacientes com demanda reprimida, o Complexo Regulador Regional realizou no final de outubro ao início de novembro atendimentos itinerantes em algumas unidades de saúde do Vale do Juruá.

Nos dias 26 e 27 de outubro, 58 pacientes foram atendidos na área de reumatologia, no Hospital de Dermatologia Sanitária do município de Cruzeiro do Sul. Os pacientes já saíram da consulta com retorno agendado.

Em seguida, nos dias 30 e 31, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, 32 pacientes foram avaliados por oncologista.

No dia quatro de novembro foi a vez do atendimento neurológico e em ortopedia, no Hospital Regional do Juruá, também em Cruzeiro do Sul.

Foram avaliados 45 pacientes na área de neurocirurgia. Também foram feitos exames como raio-x e tomografia. Apenas um paciente foi encaminhado para a capital Rio Branco, a fim de investigação diagnóstica mais precisa. Os demais já tiveram retorno agendado para os próximos meses. Na área de ortopedia, foram 37 atendimentos.

“Essa medida tem se mostrado muito eficaz. A maior parte dos casos tem sido solucionada aqui mesmo, sem a necessidade dos pacientes se deslocarem a Rio Branco. Além disso, evita ao estado custos com viagens e outros procedimentos”, disse o coordenador do Complexo Regulador de Cruzeiro do Sul, Vitor Hugo Panot.