hepatites

Saúde lança plataforma voltada para atualização profissional

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo Técnico Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e em parceria com o Núcleo de Telessaúde do Acre, promoveu na terça-feira, 27, o lançamento da plataforma Medictalks, um espaço virtual voltado para capacitação e atualização profissional em doenças sexualmente transmissíveis.

“Os diferentes profissionais que atuam na assistência das ISTs terão acesso rápido e oportuno a diversos temas científicos, abordando temas que falam sobre a prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento, passando a contribuir na preservação de vidas”, destaca a chefe do Núcleo Técnico Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Suilany Souza.

No Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, Sesacre lança plataforma voltada para capacitação e atualização profissional. Foto: Cedida

O Acre é um dos estados brasileiros que apresenta o maior número de detecção de casos de hepatite, principalmente para as hepatites virais B e C. Entre 2017 e 2019, foram detectados em média 57 novos casos.

Suilany explica que, em 2020, o registro de novos casos caiu significativamente, com uma redução na taxa de detecção correspondente a 74%, comparada aos dados de 2019. “No ano de 2019 foram detectados 735 novos casos; já no ano de 2020, foram registrados somente 187 novos casos”, relata.

Entenda

As hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas, que podem se manifestar em cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais B e C afetam milhões de pessoas no mundo inteiro, causando mais de um milhão de mortes por ano. São a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose. A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável.